Bancos vão funcionar com adaptações durante crise do coronavírus
O decreto de calamidade pública da Prefeitura de Marília, que visa combater a disseminação do novo coronavírus, mantém o funcionamento dos bancos na cidade. No entanto são exigidas adaptações.
As instituições financeiras e cooperativas de crédito deverão adotar as seguintes medidas:
- Os processos internos devem ser realizados preferencialmente em sistema home office, sendo que, na impossibilidade, deve ser respeitada a distância mínima de dois metros entre os pontos de trabalho;
- Deve ser dada preferência ao atendimento eletrônico/digital, evitando se possível, o atendimento presencial nas agências;
- Será limitado o número de pessoas aguardando atendimento, e feita prévia distribuição de senhas, como forma de garantir que aguarde em fila apenas aquelas pessoas que puderem ser atendidas em, no máximo, 20 minutos.
O decreto não estipula o horário de atendimento nas agências bancárias e cooperativas de crédito.
Caberá a cada banco definir seu horário, no entanto, a reportagem do Marília Notícia apurou que várias instituições devem reduzir o atendimento.
“Cumprindo orientação do Banco Central para enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia de coronavírus, os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas. Os clientes serão informados adequadamente pelos canais de comunicação de cada banco. O setor se compromete a assegurar a prestação de serviços essenciais”, diz nota da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), principal entidade representativa dos bancos brasileiros..