Balanço da SSP confirma: furtos de veículos disparam em Marília
Alta sentida pela população agora foi constatada em números pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Marília registrou um expressivo aumento nos furtos de veículos no primeiro trimestre de 2025, na comparação com igual período ano passado: variação de 80,95%.
Segundo os dados divulgados pela pasta, foram 21 casos antes, e agora 38. O mês de março foi o pior, com elevação de seis ocorrências para 29 – quase um furto de veículo por dia -, gerando um crescimento de 383,33% naquele mês.
O relatório da SSP-SP reúne estatística sobre a criminalidade e a atuação das forças de segurança entre os meses de janeiro a março, consolidando o panorama do primeiro trimestre na cidade.
CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO
Além dos furtos de veículos, os furtos em geral também apresentaram aumento no período. Foram 588 casos registrados no primeiro trimestre de 2024, contra 626 neste ano, alta de quase 6,46%.
Por outro lado, os roubos tiveram queda: 34 casos nos três primeiros meses do ano passado, frente a 29 em 2025.
Não houve registro de latrocínio – roubo seguido de morte – no primeiro trimestre de nenhum dos dois anos analisados.
CRIMES CONTRA A VIDA
Entre os crimes contra a pessoa, os dados indicam redução significativa em praticamente todas as modalidades. Os homicídios dolosos (com intenção de matar) caíram de sete para dois. O número de tentativas de homicídio caiu de oito para seis.
No trânsito, também houve melhora. Homicídios culposos em acidente passaram de oito para quatro. O delito lesão corporal culposa, por acidente no tráfego, também diminuiu: foram 287 casos no primeiro trimestre de 2024, contra 253 neste ano.
No que diz respeito a crimes sexuais, houve forte queda nos casos de estupro, de seis para um registro. Já os casos de estupro de vulnerável apresentaram oscilação, passando de 10 para 12 crimes registrados.