Balanço de risco social tem 241 menores e idosos em Marília
Balanço divulgado pela secretaria de Assistência Social revela que 721 pessoas receberam atendimentos realizados pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) no primeiro semestre deste ano.
O levantamento mostra que são 241 crianças, adolescentes e idosos, que correspondem a 33% das vítimas nas novas ocorrências. São 173 pessoas entre zero e 17 anos, além de 68 idosos com 60 anos ou mais.
As vítimas são acolhidas pelo programa Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), desenvolvido no Creas.
O Paefi é um equipamento público que congrega os serviços de média complexidade, referenciando os usuários, oferecendo apoio, orientação, acompanhamento para famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
Entre os menores, foram 39 casos de violência intrafamiliar (física ou psicológica) e 32 casos de abuso sexual, o que representa 40% das ocorrências desse tipo. Entre as vítimas de crime sexual, 75% pertencem ao sexo feminino, sendo 24 meninas e 8 meninos.
O levantamento revela que 68 idosos com 60 anos ou mais foram vítimas da própria família. 46 idosos sofreram negligência ou abandono, sendo 22 homens e 24 mulheres.
Nos casos de alvos de violência intrafamiliar (física, psicológica ou sexual) foram enquadrados 22 idosos. Esse tipo de crime também apresenta desequilíbrio por gênero, sendo 17 mulheres e cinco homens entre as vítimas. Quer dizer que 77% pertencem ao sexo feminino.