MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Esportes
seg. 02 dez. 2024
BRASILEIRÃO

Bahia e Corinthians pressionam Cruzeiro em disputa por Libertadores

Título do Botafogo abriu vaga "extra" à competição continental em 2025
por Agência Brasil
Corinthians conquistou sétima vitória consecutiva no Brasileirão contra Criciúma (Foto: Corinthians/Redes sociais)

O título do Botafogo na Libertadores, conquistado no último sábado (30), abriu uma vaga “extra” à próxima edição do torneio continental via Campeonato Brasileiro. Originalmente, os seis primeiros colocados da Série A se classificam à maior competição do futebol sul-americano, além do campeão da Copa do Brasil – que foi o Flamengo.

Contudo, como tanto o Glorioso (líder) como o Rubro-Negro (quinto) ocupam postos nesse G-6, eles “cedem” lugares aos times que estão imediatamente abaixo na tabela. O que, no momento, vai beneficiando diretamente Bahia e Corinthians.

Em sétimo lugar, os baianos não venciam há sete jogos, com cinco derrotas na sequência. No sábado, o Esquadrão de Aço deu fim ao jejum com o triunfo por 2 a 1, contra o rebaixado Cuiabá, pela 36ª e antepenúltima rodada.

O Dourado abriu o placar com Eliel aos 15 minutos, mas aos 36, Ademir deixou tudo igual. Na etapa final, aos 38 minutos, o também atacante Lucho Rodríguez decretou a virada tricolor na Arena Pantanal.

Com os mesmos 50 pontos do Corinthians, o Bahia fica à frente por ter um triunfo a mais (14 a 13). O Timão, porém, vive grande momento no Brasileirão. A vitória por 4 a 2 para cima do Criciúma, fora de casa, no Estádio Heriberto Hülse, na noite de sábado, foi a sétima consecutiva do Alvinegro pela competição.

Os catarinenses foram para o intervalo vencendo por 2 a 0, com dois gols do congolês Yannick Bolasie, aos 29 e 37 minutos. O cenário do confronto mudou radicalmente no segundo tempo. Aos 16, o meia Rodrigo Garro descontou.

Três minutos depois, o lateral Matheus Bidu igualou. Aos 37, Yuri Alberto colocou o Corinthians à frente. E aos 48, nos acréscimos, o atacante alvinegro voltou a balançar as redes, chegando a 13 gols no Brasileirão e assumindo a liderança da artilharia, de forma isolada.

O Criciúma, por sua vez, abre a zona de rebaixamento (o Z-4) com 38 pontos, na 17ª posição, a um ponto do Fluminense e a três do Athletico-PR, que jogam neste domingo (1º), às 18h30 (horário de Brasília), na Ligga Arena, em Curitiba. Mais cedo, às 16h, o Grêmio recebe o São Paulo em Porto Alegre e também pode se distanciar do Tigre catarinense. O Tricolor gaúcho soma 41 pontos.

As vitórias de Bahia e Corinthians pressionam o Cruzeiro, que caiu para nono lugar, com 48 pontos, mas uma partida a menos que os rivais. A Raposa ainda joga neste domingo, contra o Red Bull Bragantino, às 18h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP). O time mineiro, porém, vive momento instável na temporada, tendo ganhado apenas um dos últimos dez compromissos pelo Brasileirão.

Baianos e paulistas, aliás, têm confronto direto já na próxima rodada, o que pode selar a classificação de um ou de outro à Libertadores de 2025. As equipes se enfrentam terça-feira (3), às 20h, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Fora (ou quase) de combate

Os resultados também reduziram significativamente as chances de Vasco e Vitória alcançarem a Libertadores, apesar da vaga “extra” aberta pelo Botafogo. O Leão vai a campo neste domingo, às 18h30, contra o Fortaleza, no Barradão, em Salvador. Em 12º lugar, com 42 pontos, o Rubro-Negro pode chegar a no máximo 51 pontos no Brasileirão. Ou seja: teria que torcer para Bahia, Corinthians e Cruzeiro não pontuarem mais.

O Cruzmaltino, por sua vez, praticamente se despediu das chances de classificação a principal competição sul-americana ao empatar por 2 a 2 com o Atlético-GO, último colocado e já rebaixado, no sábado à noite, em São Januário, no Rio de Janeiro. Com 44 pontos, os cariocas podem atingir os mesmos 50 pontos de baianos e corintianos, mas precisaria de tropeços dos rivais para manter o sonho vivo.

O Dragão chegou a fazer 2 a 0 na casa vascaína, com Luiz Fernando balançando as redes aos 20 minutos do primeiro tempo e aos 10 do segundo. Aos 29, Max Dominguez diminuiu para o Gigante da Colina. Nos acréscimos, o também meia Alex Teixeira empatou e reavivou, por alguns instantes, a esperança do torcedor do Vasco, mas a virada não saiu.

Quem está sem chances de ir à Libertadores, por ironia, é justamente o time que perdeu a decisão continental no sábado. O Atlético-MG, que foi a campo pela 36ª rodada na última terça-feira (26), quando perdeu do Juventude por 3 a 2 no Independência, em Belo Horizonte, até pode igualar os 50 pontos de Bahia o Corinthians. Contudo, como ainda teria menos vitórias que os rivais (12, no máximo), não conseguiria ultrapassá-los na tabela. O Galo dependia de tropeços do Esquadrão e do Timão para se manter vivo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 3
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas
  • 4
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília

Escolhas do editor

ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
EDUCAÇÃO
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professoresPrefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores
CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Últimas notícias

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie