

11 anos. Mais de 95 mil artigos.
1, abr / 2025, 12:12h Boa tarde
O Hemocentro de Marília está com estoque de plaquetas zerado devido ao aumento da demanda causado pelo surto de dengue na cidade. Ou seja, não há mais nenhuma bolsa sequer com os fragmentos de células em toda a unidade, que é responsável por abastecer também a região.
O município já contabiliza 4.958 casos confirmados da doença e enfrenta uma situação crítica, com 8.648 em investigação, oito mortes e outros 10 óbitos em análise. A média diária de novos registros desde o início do ano é de aproximadamente 58.
O avanço da dengue impacta diretamente a necessidade de transfusão de plaquetas, pois um dos sinais de agravamento da doença é a queda desse componente do sangue. Nos casos mais graves, a reposição de plaquetas por meio de transfusão é essencial para a recuperação dos pacientes internados.
Diante da situação alarmante, o Hemocentro de Marília faz um apelo à população para que doe plaquetas e ajude no tratamento das vítimas da doença. Os requisitos para a doação são semelhantes aos da doação de sangue, incluindo critérios como idade e peso mínimos.
Além disso, é necessário realizar um hemograma prévio para avaliar a quantidade de plaquetas do possível doador. O agendamento para doação de plaquetas é feito somente após avaliação com a equipe do hemocentro.
Para ser um doador é preciso ter a partir de 16 anos, ter peso igual ou superior a 50 quilos, estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação; ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não estar em jejum, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.
O Hemocentro de Marília está localizado na rua Lourival Freire, 240, no bairro Fragata. O atendimento ocorre de segunda-feira a sábado, das 7h às 13h. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (14) 3434-2541.