Avaliação da educação em Marília tem média abaixo do IDEB
A Secretaria Municipal de Educação divulgou na última sexta-feira (26), os resultados da 11ª edição do SAREM – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília.
Neste ano, a avaliação foi aplicada, nos dias 2 e 3 de setembro, a 1626 alunos do 4º ano do ensino fundamental e constou de duas partes: Língua Portuguesa – composta de questões de múltipla escolha a partir de diferentes gêneros textuais e uma produção textual de gênero narrativo (Conto); e Matemática – composta de 10 situações-problema para os alunos encontrarem a resposta e apontá-la nas opções apresentadas.
“Os resultados dessa 11ª edição não possuem caráter classificatório, mas o de buscar a equidade dos resultados educacionais. Há três resultados que consideramos importantes nesse processo: compreensão textual – média de 6,5; produção textual – média de 5,6; e matemática – média de 6,8. A partir desses dados, pudemos obter a média geral de 6,3”, destacou Fabiana Cruvinel, secretária municipal da Educação.
A média geral obtida está abaixo da média do IDEB – 6,5 – que avaliou em 2013 os alunos do 5º ano do ensino fundamental. As medidas tomadas pela Secretaria de Educação, a partir desse índice, serão direcionadas para os conteúdos dos quais as crianças não conseguiram atingir a média esperada. Entre as medidas, estão a oferta de cursos de formação aos professores e visitas às unidades escolares.
“A nossa secretaria tem uma constante preocupação com a aprendizagem das crianças. Portanto, esta avaliação é uma das formas de acompanhar o rendimento dos alunos, apresentando informações importantes sobre a qualidade de ensino que é praticada no município de Marília e de orientar as políticas educacionais referentes às ações pedagógicas e gestoras das escolas e do sistema municipal”, finalizou Fabiana Cruvinel.