Grande queimada em Pompeia caminha para o fim
A Prefeitura de Pompeia afirma que a queimada que atinge o município desde o último sábado (31) está prestes a chegar ao fim, após quase uma semana de combate intenso. Conforme as autoridades que atuam diretamente no trabalho, todos os focos próximos à cidade foram cessados e as chamas na área rural estão controladas. Uma reunião ainda hoje será realizada para definir os próximos passos.
Nos últimos dias, as chamas que iniciaram na zona rural causaram preocupação e assustaram os moradores e empresários do município. Os focos chegaram próximos ao Distrito Industrial 1 e 2 e nos fundos da Fatec Shunji Nishimura. No entanto, o trabalho de rescaldo e resfriamento segue em andamento.
O combate mais crítico estava concentrado na área rural, na Fazenda Guaiuvira, onde o fogo avançava e desafiava as autoridades. O trabalho envolve o uso de espuma para aumentar a eficiência nas áreas de mata fechada e árvores altas, e as equipes ainda permanecem de plantão para impedir novos focos.
As equipes de combate, que incluem o Corpo de Bombeiros, Brigada Municipal, Defesa Civil e voluntários, atuam de forma coordenada, utilizando três aeronaves para auxiliar no controle das chamas. O helicóptero Águia da Polícia Militar e dois aviões com capacidade de carregar água têm sido fundamentais na operação.
A prefeita de Pompeia, Tina Escorce (PSD), publicou em suas redes sociais na tarde de quinta-feira (5) informações sobre a mobilização regional.
“Solicitamos ajuda aos prefeitos da região e já recebemos apoio. Além do auxílio da Usina Clealco, diversos proprietários rurais e o apoio da Brigada de Bastos, que começa a atuar nesta tarde. Oito bombeiros voluntários de São Paulo, que contam com experiência em mata fechada e já atuaram no exterior, estão a caminho de Pompeia e já iniciam os trabalhos nesta tarde. A Prefeitura irá custear as despesas de transporte, hospedagem e alimentação dos profissionais”, disse a prefeita.