Autor mariliense é entrevistado em São Paulo sobre ‘Quatro Patas, a história de Pituco’

O escritor mariliense Tiago de Moraes das Chagas foi entrevistado no programa jornalístico “CBN Noite Total”, da CBN São Paulo, na noite de segunda-feira (29). Apresentada por Marcela Marcos, a atração dedicou mais de 30 minutos à conversa sobre o livro “Quatro Patas, a história de Pituco”, lançado em 2025 com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), segundo informações da emissora.
Transmitido pela CBN SP 90,5 FM, o programa tem alcance nacional e integra a grade de uma das principais rádios do país. A CBN informa que a emissora está entre as dez mais ouvidas do Brasil, com audiência superior a 1,2 milhão de ouvintes na Grande São Paulo.
Durante a entrevista, ouvintes de diferentes Estados participaram ao vivo e demonstraram interesse em uma possível adaptação cinematográfica da obra. Tiago explicou o processo criativo do livro, a estrutura em capítulos e os temas centrais da narrativa, como a adoção do cachorro Pituco e a relação do animal com Lucas, seu filho.
A apresentadora destacou o capítulo dedicado a Guida, cachorro que marcou a adolescência do autor em Marília. “Ao começar a escrever ‘Quatro Patas, a história de Pituco’, me veio à memória o Guida, que foi um cãozinho que marcou a minha adolescência, principalmente por acompanhar a nossa turma nas trilhas e passeios aos sítios e fazendas na zona rural de Marília”, afirmou Tiago durante a entrevista.
Em outro momento, ouvintes compararam o escritor ao cartunista Maurício de Souza, chamando-o de “Maurício de Souza dos Pitucos”. Sobre a referência, Tiago comentou: “nossa, Maurício de Souza é a nossa referência. Comecei lendo quadrinhos da Mônica, assinava os quadrinhos da Turma da Mônica, que chegavam em casa toda semana e era uma alegria. Ele – Maurício de Souza – é inspiração nossa.”
De acordo com a CBN, o programa “CBN Noite Total” também foi transmitido pelo YouTube da CBN São Paulo, onde a entrevista está disponível na íntegra.
Serviço
Quatro Patas, a história de Pituco (Mustache Comics, 2025)
Autores: Tiago de Moraes das Chagas e Ramon Barbosa Franco