Aumentam os casos de virose entre marilienses após retorno do litoral
Marília registrou aumento nos casos de viroses hídricas nos primeiros dias de 2025. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde, com maior incidência entre pacientes que retornaram de cidades do litoral paulista, como Guarujá e Praia Grande, onde foi declarado surto de virose gastrointestinal.
O crescimento dos casos ocorreu após o período de festas, com relatos de pacientes que passaram dias no litoral e, ao retornarem, podem ter disseminado o vírus entre familiares. Além disso, a Secretaria também investiga possíveis casos de dengue na cidade.
“Reiteramos que toda a rede está empenhada em oferecer um bom atendimento à população. Para isso, o atual governo reorganizou as USFs e UBSs para atender a demanda desses casos”, diz nota da Prefeitura de Marília.
Apesar da confirmação, a Prefeitura não informou o número de casos atendidos nem o percentual de aumento nos registros de viroses em Marília.
O estado de São Paulo enfrenta um surto de virose gastrointestinal no Guarujá e em cidades vizinhas. Nas últimas duas semanas, houve aumento na busca por atendimento em unidades de saúde, com cerca de duas mil pessoas apresentando sintomas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, os casos de gastroenterite em Guarujá caracterizam um surto. Já em Praia Grande, embora tenha sido registrado crescimento nos casos de doenças diarreicas, ainda não há confirmação oficial de surto.
Uma mulher de 29 anos teve a morte confirmada nessa segunda-feira (6), em Cristais Paulista, na região de Franca, com sintomas de virose, após retornar do litoral paulista.
Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!