Aula fantasma em autoescola tem novo caso de instrutor preso
Depois de prisões em flagrante nas cidades de Promissão e Garça, um instrutor de autoescola foi detido pela Polícia Civil em Pirajuí nesta quinta-feira (20), acusado de fraudar o sistema do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). O caso foi descoberto durante uma fiscalização do órgão estadual.
De acordo com a Polícia Civil, a apuração apontou o registro de aulas por biometria sem que elas fossem efetivamente ministradas.
Nos dias 19 e 20 de fevereiro, a fiscalização constatou que uma aula da categoria D, programada para ocorrer das 9h30 às 10h20, permaneceu aberta no sistema, embora o veículo utilizado estivesse estacionado durante todo o período.
No momento da abordagem, o instrutor abriu uma nova aula no sistema. O aluno cadastrado, no entanto, estava na recepção da autoescola e afirmou que aquela era a primeira vez que a aula não ocorria.
Diante da situação, o instrutor foi conduzido à delegacia, onde alegou que não realizou a aula em decorrência de um reparo na rua e que perdeu o prazo de cancelamento do registro.
Ele foi autuado pelo crime de inserção de dados falsos em sistemas informatizados da administração pública com o objetivo de obter vantagem indevida, conforme o artigo 313-A do Código Penal.
O homem foi preso em flagrante, sem direito à fiança. Já o aluno foi ouvido e liberado, uma vez que não há indícios de que tivesse conhecimento da fraude. O caso segue sob investigação da Polícia Civil e do Detran.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!