MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 28 fev. 2020

Audiências públicas têm participação de só dois vereadores

por Leonardo Moreno

Presidente da Câmara, Marcos Rezende (PSD), esteve nas duas sessões – (Foto: Divulgação)

Nas duas audiências públicas realizadas na Câmara de Marília esta semana, para prestação de contas das secretarias municipais da Fazenda e da Saúde, houve uma participação extremamente reduzida de vereadores.

Além do presidente do Legislativo local, Marcos Rezende (PSD), só mais um parlamentar esteve presente em cada um dos eventos. Ao todo, eles são em 13. Outros parlamentares enviaram assessores e chefes de gabinete.

As audiências públicas servem para detalhamento das receitas e despesas, além de apontamentos sobre serviços prestados pela Prefeitura. É também a oportunidade para questionamento direto aos secretários municipais.

Em todas as sessões os vereadores fazem requerimento com solicitação de informações, esclarecimento e cobranças à administração municipal. No entanto, existem prazos para retorno oficial e muitas vezes os procedimento acabam até mesmo sem resposta por parte da Prefeitura.

Nas audiências públicas essas perguntas e solicitações podem ser feitas “olho no olho”, inclusive diante das câmeras do canal de TV mantido pelo Legislativo e de eventual público presente. Mesmo assim, a oportunidade foi ignorada pela maioria dos vereadores.

Na audiência da Secretaria da Fazenda, nesta quinta-feira (27), além do chefe da Casa de Leis, houve a participação do líder do governo na Câmara, vereador Albuquerque (PRB).

O secretário da Fazenda, Levi Gomes, criticou o plenário vazio e disse ainda que se preparou, levou dados e documentos para serem apresentados, mas quase não haviam vereadores ali para fazerem questionamentos.

Albuquerque (PRB) esteve em um das audiências (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara, Rezende, comentou o que chamou de  “baixo quórum de vereadores, e até mesmo da sociedade”.

“Quero entender que isso é uma nota de aprovação pro trabalho feito pela Secretaria da Fazenda e Planejamento Econômico”, disse o vereador do PSD.

Para ele, se houvesse qualquer coisa errada, ou suspeita de irregularidade, “com certeza esse plenário seria pequeno e não teríamos ausência de nenhum vereador”. “Sinal e aprovação inequívoca da gestão financeira”, completou sua opinião.

Na audiência da Secretaria da Saúde, nesta sexta-feira (28), o único participante além de Rezende foi o vereador Danilo da Saúde (PSB).

O secretário que comanda a pasta, Ricardo Mustafá, chegou a lamentar a ausência de outros vereadores, mas disse acreditar que eles estariam em “outros compromissos”.

Danilo da Saúde (PSB) foi justamente na audiência da Saúde (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
  • 2
    Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região
  • 3
    Marília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulista
  • 4
    Campanha do São Francisco premia clientes com iPhones e carro 0km em Marília

Escolhas do editor

TUPÃ FOLIA 2026
Maior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidade; veja a programaçãoMaior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidade; veja a programação
Maior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidade; veja a programação
CULTURA JAPONESA
Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026
Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026
FERROVIAS
Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôsPátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principaisCarnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais
Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais

Últimas notícias

Atletas de Marília disputam seletiva nacional de tênis de mesa em São Paulo
Prefeitura autoriza reforma completa da USF Bandeirantes na zona oeste de Marília
Desconto de 7% no IPTU 2026 em Marília vale até 15 de fevereiro
Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie