MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
dom. 29 jun. 2025
CANNABIS MEDICINAL

Audiência pública na Câmara em Marília debate acesso à cannabis medicinal

Audiência discutiu os desafios enfrentados por pacientes que utilizam cannabis medicinal como tratamento terapêutico.
por Alcyr Netto
Danilo Bigeschi, presidente da Câmara, ao lado de Claudia Marins, da Associação Cannabica Maria Flor (Foto: Câmara/Wilson Ruiz)

Uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (27), na Câmara Municipal de Marília, discutiu os desafios enfrentados por pacientes que utilizam cannabis medicinal como tratamento terapêutico. A iniciativa partiu do presidente da Casa, vereador Danilo Bigeschi (PSDB), conhecido como Danilo da Saúde, e reuniu profissionais da saúde, representantes de entidades, pacientes e familiares, além do vereador Delegado Wilson Damasceno (PL).

Segundo Danilo da Saúde, a eficácia do uso medicinal da cannabis em diversas enfermidades é comprovada cientificamente, mas a falta de informação ainda é um obstáculo. “A audiência é importante para manter aberto este espaço de diálogo, de troca de informações com o objetivo de ampliarmos o conhecimento sobre este importante tema”, afirmou o vereador.

A sessão contou com a participação do diretor jurídico da Abracamed (Associação Brasileira de Cannabis Medicinal), Flávio Rino, que criticou a demora na tramitação do Projeto de Lei 399/2015 no Congresso Nacional. “Está parado na Câmara dos Deputados há dez anos. Isso é o sinal que ainda existe um preconceito descabido em relação a um óleo extraído da cannabis que propicia que pacientes com diversas enfermidades tenham problemas amenizados”, disse.

Claudia Marins, vice-presidente da Associação Cannabica Maria Flor, também participou da audiência. Fundada em Marília em 2020, a entidade atende 14 mil pacientes em todo o Brasil com terapias integrativas e medicamentos à base de cannabis. “Somos referência em capacitação e pesquisa e promovemos saúde, dignidade e acolhimento de forma técnica, sustentável e segura”, declarou.

Durante o encontro, mães relataram melhorias na qualidade de vida de seus filhos com o uso da cannabis medicinal, e profissionais da Associação Maria Flor apresentaram os trabalhos desenvolvidos. O debate teve duração de duas horas e foi transmitido pela TV Câmara e redes sociais do Legislativo.

“Agradeço a todos que participaram da audiência. Mais um passo da nossa luta, dessa união de esforços, para cada vez mais desmitificar, facilitar o acesso. Vamos avançar muito no Sistema Único de Saúde nessa questão”, concluiu Danilo da Saúde.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 3
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie