Atleta de Marília, ‘Furacão’ conquista título na maior competição de capoeira
O atleta Lucas Ribeiro, conhecido como Lucas Furacão, colocou Marília no cenário mundial da capoeira. Ele é destaque nas páginas do jornal soteropolitano “A Tarde” – periódico mais antigo da Bahia, berço da capoeira – depois de ganhar o cinturão na maior competição de alta performance mundial da modalidade.
Furacão venceu o norte-americano Doiny Borracha na recém-criada categoria peso-leve no card masculino, durante a oitava edição do Volta do Mundo Bambas (VMB 8), realizada em Brasília, entre os dias 8 e 12 de outubro.
Em uma luta acirrada, o atleta de Marília demonstrou preparo e técnica. Em suas redes sociais, ele celebrou a vitória com seus seguidores.
“Depois de muita luta e comprometimento, o cinturão é nosso! Esse título é da capoeira do interior paulista, da minha família e dos meus amigos. Muito obrigado a todos que acreditaram em mim e também aos que duvidaram. A capoeira me levou longe e prometo dar muito trabalho a quem quiser tirar esse cinturão,” anunciou.
PALCO DA CAPOEIRA
No total, o VMB distribuiu R$ 100 mil em premiações e reuniu atletas consagrados de diversas partes do mundo. A edição de 2024 marcou o retorno de dois renomados capoeiristas que haviam migrado para o MMA: Cezar Mutante e Serginho Moraes.
O evento é promovido pelo Instituto Movimento Inova, em parceria com o Poder Público. Além das competições, foram realizadas palestras, oficinas para escolas e vilas olímpicas, além de lutas infanto-juvenis.
FURACÃO MARILIENSE
Lucas Furacão já é um nome respeitado no mundo da capoeira, com títulos como Campeão Mundial, bi-campeão do VMB, cinco vezes campeão paulista e 14 vezes campeão interestadual.