MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 12 jun. 2021

Atitudes de voluntários fazem a diferença na vida de profissionais da saúde

por Carlos Rodrigues

Ação voluntária fortalece quem está na linha de frente (Foto: Divulgação)

Em meio aos plantões exaustivos, em unidades fechadas, onde a ameaça invisível e a angústia das perdas diárias aumentam o estresse, profissionais de saúde em Marília têm sido surpreendidos pela atitude de voluntários que desejam, apenas, demonstrar carinho e gratidão.

Vários grupos se organizam na cidade. O movimento é espontâneo. Há dez semanas, um deles, que recebeu o nome de ‘Amor em Movimento’, tem feito a diferença para quem está no “front”, em uma verdadeira guerra pela vida.

Mimos chegam às unidades de saúde para dar força aos profissionais; bombeiros participam da iniciativa (Foto: Divulgação)

Tudo começou depois que amigas passaram a se reunir, pelo menos duas vezes por semana, para preparar e entregar “mimos” em hospitais e unidades de Pronto Atendimento da cidade.

São bolos, doces caseiros, lanches e outras delícias. No começo, os pedidos eram feitos em confeitarias e rotisseries do município. Mas agora, elas mesmas vão para a cozinha preparar os alimentos.

Mensagens enviadas junto com os alimentos fazem toda a diferença (Foto: Divulgação)

Além disso, as voluntárias escrevem cartinhas, decoram os pratos e demostram, em cada detalhe, que a atitude vai muito além de proporcionar uma saborosa e inesperada refeição aos trabalhadores – o que já seria ótimo.

“É para alimentar o coração, fortalecer a mente, renovar as forças. Acho que é algo simples, um afeto. Queremos dizer para eles que não estão sozinhos”, explica a psiquiatra Cristina Guzzardi, voluntária e uma das idealizadoras da ação.

Alimentos são preparados e decorados pelas próprias voluntárias (Foto: Divulgação)

Em uma tarde, Cristina recebeu uma mensagem de uma amiga, médica. “Sexta, sábado e hoje. Sim. Não aguento mais pedir gasometria arterial. Nem medir as pressões no respirador”, escreveu à colega de profissão, em desabafo simples, mas que comoveu a psiquiatra.

“E assim foi o primeiro bolo, dois na verdade, foram feitos em um domingo de noite e levados para uma amiga e a equipe, que estavam cansadas. Só queria demostrar que eu me preocupava, um ato de bem-querer”, conta Cristina.

Mensagens de gratidão (Foto: Divulgação)

“Hoje perdemos um paciente de 37 anos, logo de manhã. O moral da equipe ficou muito baixo, mas quando vimos a delicadeza e capricho das embalagens voltamos a sorrir. Acho que nunca um agrado chegou em hora tão oportuna. Agradeço a você e a todos que estão se mobilizando. Obrigada em nome de toda equipe”, voltou a escrever a amiga.

Cristina sabe que o trabalho não ficará menos complexo e penoso para quem luta pela vida ao lado de seus pacientes, por horas a fio, em uma UTI ou enfermaria Covid, onde o medo e as perdas são presenças constantes.

Delícias entregues na Santa Casa de Marília; surpresa no meio do plantão (Foto: Divulgação)

Mas a psiquiatra sabe, inclusive por trabalhar com a saúde mental, que a sensação de não estar só gera novas perspectivas.

“Hoje, pela primeira vez, tinha um único funcionário na copa quando entreguei. E ele disse, ‘moça, a comida é muito bem-vinda, e a gente agradece muito, mas vocês não têm ideia do valor que os bilhetes têm para nós’. Esse tipo de retorno nos empolgou de uma maneira que começamos a expandir. Queremos fazer mais”, conta Cristina.

Mensagens acompanham os pratos (Foto: Divulgação)

Amiga de Cristina, a dentista Lívia Zamariolli se integrou ao grupo logo no início. Ela decidiu compartilhar as primeiras ações em um grupo de WhatsApp, e convidar outras pessoas para fazerem parte. Ficou surpresa e feliz com a adesão.

“Atendeu rapidamente. Começamos com uma única instituição, um plantão, agora já temos feito a ação do Amor em Movimento em várias alas da Santa Casa e unidades de pronto atendimento. Queremos expandir para os postos de saúde e levar esse carinho para mais trabalhadores da saúde”, diz.

Gratidão resume o sentimento pelos profissionais de saúde (Foto: Divulgação)

São cerca de 20 voluntárias – maioria mulheres – que fazem as ações aos sábados e domingos. O desejo delas é que alguma empresa ou organização, com maior know-hall em iniciativas de responsabilidade social, abrace a causa, como parceira.

O grupo já leva carinho e dá energia para funcionários da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid na Santa Casa, Hospital das Clínicas (HC) e Hospital Beneficente Unimar (HBU), além de alas e enfermarias Covid nas instituições. As ações envolvem também o Corpo de Bombeiros.

Bolos para profissionais (Foto: Divulgação)

A Amor em Movimento já chegou ao Pronto Atendimento (PA) da zona Sul e até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Norte. A meta é chegar ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital Materno Infantil (HMI) e unidades de saúde da rede básica, referências para Covid-19.

“Infelizmente ainda estamos em um dos piores momentos dessa pandemia. Precisamos, mais do que nunca, oferecer afeto para aqueles que estão há mais de um ano na linha de frente. Agradeço a todos  que têm feito parte e reitero a necessidade desse momento”, reforça Cristina Guzzardi.

Quem quiser fortalecer a corrente, pode fazer contato pelo telefone (14) 98166-8989.

Agradecimentos expostos (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
  • 4
    Homem com mandado de prisão é capturado após surto em Marília

Escolhas do editor

FLAGRANTE
Motorista embriagado é preso após atropelar criança em MaríliaMotorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília
Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília
DE OLHO
Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacionalIrmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional
Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional
ÁGUA E ESGOTO
Atendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtualAtendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtual
Atendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtual
Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Últimas notícias

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília
Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional
Danilo elogia ações da Saúde e pede colaboração da população no combate à dengue
Atendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtual

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie