Pessoas com problemas respiratórios crescem até 35% em Marília
O tempo seco tem provocado um aumento nos atendimentos envolvendo problemas respiratórios no serviço básico de saúde de Marília.
Em junho o Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul atendeu 1.877 casos de infecção das vias aéreas superiores.
De acordo com a assessoria de imprensa do município, isso significa um aumento de aproximadamente 35% em comparação com o período anterior.
A situação já era esperada, já que o inverno acaba influenciando o quadro. Os casos envolvendo infecção das vias aéreas representaram cerca de 17% dos 10.800 atendimentos feitos no PA no mês passado.
Em junho foram registrados apenas dois dias de chuva na cidade (ante oito no mês anterior), de acordo com a Somar Meteorologia, que presta serviços para empresas e órgãos governamentais. As precipitações somaram 58,2 milímetros.
O Ministério da Saúde explica que as vias respiratórias são recobertas por células que, juntas, formam as mucosas – muito sensíveis e passíveis de agressão quando o ar penetra mais frio, ou seco, ou com poluentes químicos ou biológicos em maior concentração.
Se ressacadas, são formadas fissuras nas mucosas que permitem a entrada de bactérias e vírus além de aumentar o contato com a poluição do ambiente. A orientação é para reforço na hidratação – beba bastante água. A utilização de umidificadores também pode ser útil.