Atenção básica tem aumento de 50% em atendimentos clínicos em Marília
A Prefeitura de Marília reforçou a atenção básica da saúde pública local com um aumento de 50% na quantidade de procedimentos clínicos realizados no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), entre janeiro e junho de 2019 foram realizados 3.408 atendimentos desse tipo.
Nos mesmos meses de 2018 foram 2.261 – o que significa uma diferença de 1.147 procedimento clínicos entre um período e outro.
A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial.
Exemplo da atenção básica em Marília são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).
Os procedimentos clínicos são as principais atividades desempenhadas na atenção básica com mensuração feita pelo Ministério da Saúde, respondendo por mais de 80% das atividades.
Outras práticas envolvem ações de promoção e prevenção em saúde e procedimentos cirúrgicos – que registraram alta no primeiro semestre deste ano – e ainda procedimentos com finalidade diagnóstica (que registraram queda).
O objetivo da atenção básica, segundo o Ministério da Saúde, é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade.
A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.