Assuntos financeiros lideram atendimentos em agosto no Procon de Garça
A unidade do Procon de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) apresentou o balanço de atendimentos do órgão relativo ao mês de agosto.
No período, 405 demandas foram processadas pelo serviço local. Esse número representa um aumento de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 389 atendimentos foram registrados.
Durante o mês passado, as simples consultas somaram 200 demandas. As simples consultas são as orientações oferecidas ao consumidor quando ele busca o auxílio do Procon para esclarecer alguma dúvida sobre contratos, compras, entre outros procedimentos.
As orientações prestadas pela unidade podem esclarecer a dúvida do consumidor e até mesmo resolver o seu problema.
Em agosto, os procedimentos da Nota Fiscal Paulista totalizaram 58 atendimentos. Foram verificados ainda 45 atendimentos preliminares.
Esse tipo de procedimento pode ser realizado através de uma ligação telefônica, quando o Procon intervém junto ao fornecedor para obter a resolução do problema do consumidor, em caso de se tratar de uma relação de consumo. Nesse tipo de atendimento, há o compromisso do fornecedor de resolver a questão.
Também foram registradas 49 emissões de CIPs (Carta de Informações Preliminares). Essa carta é enviada ao fornecedor diante da necessidade de que ele se manifeste por escrito sobre algum pleito apresentado pelo consumidor — atendendo ou não a reclamação.
Em agosto ocorreram oito procedimentos extra Procon (que não tem relação com assuntos sobre defesa do consumidor), 36 CIPs finalizadas com acordo e sete CIPs finalizadas com outras baixas (encerradas, canceladas, consulta concluída).
Durante o mês passado, os assuntos financeiros ficaram na liderança dos atendimentos e consultas do órgão, com 142 procedimentos cadastrados. Depois apareceram os serviços essenciais, com 71, seguidos dos serviços privados, com 37, e produtos, com 35 consultas.
Em Garça, o Procon fica Rua 15 de Novembro, 110. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O telefone é (14) 3406-3632.