Associação pede afastamento de João do Bar
A Socianorte (Associação de Moradores da Zona Norte) protocolou um pedido de afastamento do vereador João do Bar (PHS) da Câmara de Marília. A entidade apresentou supostas provas de que o parlamentar estaria praticando irregularidades no consumo de água em sua residência.
Recentemente o Ministério Público instaurou um Inquérito Civil para investigar a denúncia, também após representação da Associação. O pedido feito ao Legislativo teria o objetivo de impedir a interferência de João do Bar no Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) durante a apuração do caso.
O promotor Oriel da Rocha Queiroz investiga eventuais atos de improbidade por possíveis prejuízos ao erário público.
O imóvel de João do Bar, apesar de ter suposta piscina de 10 mil litros e ser utilizado para lavar cadeiras destinadas a aluguel, estaria pagando tarifa social e não possui hidrômetro. A acusação é feita pelo presidente da Socianorte, Altair Vieira.
De acordo com ele, moradores da zona Norte passaram a reclamar que, apesar de morarem em residências “mais modestas”, estariam recebendo contas de água no mesmo valor que o vereador, que vive em um “sobrado de 600 metros de área construída”.
“O que estamos pedindo é que o João do Bar seja afastado até que o Inquérito seja concluído, pois ele tem livre acesso à autarquia enquanto vereador”, afirma o presidente da entidade.
Altair diz que um pacote com fotos e outras provas das irregularidades foram deixadas de forma anônima na sede da instituição, que acionou seu setor jurídico para tomar as medidas cabíveis.
Altair nega que se trate de perseguição política e garante que a Socianorte está apenas cumprindo seu papel. A entidade teria aberto suas portas para conversas com João do Bar e também com o vereador Cícero da Silva (PV) em 2016, mas houve um racha com João do Bar no início de 2017. A entidade se diz apartidária.
Outro lado
A reportagem do MN tentou falar com o vereador alvo da representação por celular e mensagem via WhatsApp, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria. Também foi deixado recado em seu gabinete. O espaço está aberto para manifestação.