

11 anos. Mais de 95 mil artigos.
27, mar / 2025, 0:16h Bom dia
As Secretarias da Cidadania e de Esportes, Lazer e Juventude prestigiaram na última quinta-feira (20) a comemoração pelos 22 anos de história da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei), que desenvolve seu trabalho impactando a vida de inúmeras famílias no município de Marília.
A Amei é uma entidade privada, sem fins econômicos, fundada em 2003 pelo professor Celso Parolisi Filho, atualmente presidida por João Marcato, que desde sua fundação trabalha promovendo a inclusão social e melhora da qualidade de vida por meio do paradesporto (esportes praticados por pessoas com deficiência), favorecendo crianças, adolescentes e adultos que possuem deficiência física, auditiva, visual e intelectual, além de preparar atletas de alto rendimento para competições em âmbito regional, estadual, nacional e internacional conquistando mais do que medalhas, conquistando motivação e inclusão.
A entidade oferece programas de treinamentos esportivos voltados à natação, atletismo, basquete, hidroginástica, futsal e judô para pessoas com e sem deficiência, atendendo aproximadamente 300 alunos em duas linhas de trabalho, uma social e outra de alto rendimento. No alto rendimento, três atletas são destaque em âmbito mundial, Daniel Tavares Martins, Alana Martins Maldonado e Rebeca de Souza Silva, inclusive foram convocados e participaram das Paralimpíadas Paris 2024. Alana e Rebeca foram medalhistas de ouro.
Entretanto, o foco principal de atuação não é o alto rendimento, mas sim a garantia de maior participação de indivíduos no mundo esportivo, buscando o esporte como ferramenta para melhorar a qualidade de vida.
“A Amei é motivo de orgulho para todos nós marilienses, pois demonstra na prática como o esporte pode ser um agente de transformação social e de superação. Começou em um espaço pequeno, mas atualmente é um centro de treinamento com piscina, quadra coberta, campo de futebol e áreas adaptadas para a prática de atletismo. Para nós é uma grande satisfação poder comemorar estes 22 anos desta instituição que muito tem feito pelos atletas de Marília”, ressaltou a secretária municipal da Cidadania, Sandra Roim.
O trabalho da Amei é desenvolvido na Avenida Reverendo Álvaro Simões, 1.600, bairro Parque São Jorge, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Telefone para contato (14) 3432-3083.