Assistência Social recebe doação de funcionários da Coca-Cola Femsa
Preocupados com a questão da pobreza menstrual, funcionários da Coca-Cola Femsa de Marília se uniram e realizaram campanha interna para arrecadação de absorventes, com o objetivo de doar os itens a jovens em situação de vulnerabilidade.
Foram arrecadados cerca de 30 pacotes de absorventes que foram entregues à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e que serão doados para adolescentes atendidas pela pasta e que frequentam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A iniciativa também pretende trazer visibilidade ao tema e conscientizar a sociedade sobre o direito à dignidade menstrual.
Pobreza menstrual é considerada a falta de acesso a recursos e infraestrutura para manter uma boa higiene no período da menstruação.
A situação não se limita à insuficiência econômica para a aquisição de absorventes, coletores ou calcinhas menstruais, mas também abrange a inexistência de condições básicas de higiene como saneamento e acesso à água, banheiros e sabonetes nas escolas e em casa.
“A pobreza menstrual é uma condição de vulnerabilidade física, emocional, econômica e social. A falta de absorventes, por motivos financeiros, acaba gerando constrangimento e problemas de saúde para várias mulheres, inclusive com evasão escolar nos dias do período menstrual. Só temos a agradecer aos funcionários da Coca-Cola pela iniciativa, pois dentre outras frentes, lutamos também por dignidade menstrual”, conclui a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi.