Assistência Social promove capacitação do CMAS
Em atendimento às demandas do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) por processo de capacitação que contribua para a eficácia de suas ações e, por essa via, para a efetividade da Política de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) promove formação para o “Exercício do Controle Social do Serviço Único de Assistência Social (Suas)”.
A capacitação iniciou nesta quinta-feira (9) e terá carga horária de 60h, com encontros semanais de 2h que irão até 11 de maio.
O conteúdo foi desenvolvido pelo Setor de Articulação de Política Pública da Assistência Social, com o objetivo de capacitar os conselheiros para que possam desenvolver e/ou aperfeiçoar conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para o exercício do controle social do Suas, atendendo a uma reivindicação deles.
A capacitação será dividida em três módulos:
- a política de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social;
- participação e controle social do Suas;
- o Conselho Municipal de Assistência Social.
Haverá certificação para os conselheiros que tiverem frequência mínima de 85% e entrega de todas as atividades de avaliação.
De acordo com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, a capacitação tem o objetivo geral de oferecer aos membros do conselho municipal de Assistência Social os conhecimentos e as atitudes essenciais ao desempenho de suas atribuições legais, de forma a contribuir para a efetividade do controle social da Política de Proteção Social, além de desenvolver com os participantes os conhecimentos necessários ao exercício de suas funções enquanto conselheiros.
“Essa é uma iniciativa muito importante para o aprimoramento na análise das matérias que passam pelo Conselho, as quais necessitam de aprovação de projetos e deliberação de verbas destinadas a atividades no âmbito da assistência no município de Marília. Capacitar os conselheiros é ofertar subsídios para que tenham uma atuação cada vez mais eficaz e assertiva”, conclui Wania.