Assistência Social e Defesa Civil lançam ação ‘Acolhe Marília’
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e a Coordenação de Proteção e Defesa Civil, preocupadas com os alertas de frio intenso neste fim de semana, lançam a ação “Acolhe Marília”.
Neste sábado (17) e domingo (18) haverá uma equipe de abordagem social percorrendo as ruas do município, com bebida quente e cobertores, realizando busca ativa de pessoas vulneráveis em situação de rua reforçando as ações de atendimento e acolhimento.
O trabalho será executado das 22h às 2h. Pessoas localizadas na rua receberão bebida quente e serão convidadas a irem para o serviço de acolhimento institucional de passagem, Casa Cidadã. Quem rejeitar a oferta, além da bebida quente receberá cobertor para se proteger do frio.
A ação “Acolhe Marília” não se restringirá apenas à busca ativa, haverá plantão telefônico das 17h às 22h, pelos números (14) 9 8111-8291 e (14) 9 8111-7920, que encaminharão as informações para a equipe de abordagem.
“Recebemos alertas da Defesa Civil Estadual que a temperatura poderá chegar a 7° em Marília. Sabemos que em temperaturas muito baixas a pessoas podem sofrer de hipotermia. Assim, em conjunto com o prefeito Daniel Alonso e com o coordenador da Defesa Civil, Adilson Simão, decidimos realizar a ação ‘Acolhe Marília’ para não deixar nenhuma pessoa vulnerável passando frio nas ruas,” destaca o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Wilson Damasceno.
“Teremos plantão telefônico e busca ativa durante este fim de semana. Caso você encontre alguém passando frio, por favor, entre em contato conosco pelos telefones (14) 9 8111-8291 e (14) 9 8111-7920 para que nossa equipe preste atendimento e encaminhamento,” solicita Damasceno.
“O serviço de Abordagem Social desenvolve um importante trabalho em toda a cidade e a ação intensificada neste final de semana vem ao encontro às expectativas de acolhimento nesta época do ano, quando muitas pessoas em situação de rua se tornam ainda mais vulneráveis pela exposição a baixas temperaturas, por este motivo a ação conjunta com o apoio da Defesa Civil” conclui o prefeito Daniel Alonso (sem partido).
DEFESA CIVIL
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil emitiu nesta sexta-feira (16) um alerta de queda abrupta na temperatura. As baixas temperaturas a partir desta sexta-feira e até domingo (18) constam em boletim oficial e aviso meteorológico fornecido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo.
As temperaturas mínimas podem chegar 9ºC no fim de semana. “De acordo com imagens de satélite e radares meteorológicos, há registro de chuva fraca em chuva em diversos pontos do Estado de São Paulo, principalmente nas faixas Leste e Central. Além disso, como os ventos sopraram predominantemente do quadrante Sul, as temperaturas não subiram tanto e a sensação foi de frio. Para as próximas horas, o tempo seguirá instável e o frio se intensifica”, informou o boletim meteorológico. A classificação para a região de Marília é de observação.
“Até domingo, o destaque fica por conta de uma massa de ar frio que atuará no território paulista, provocando queda de temperatura e aumentando significativamente a sensação de frio, com condições para formação de geada em pontos isolados do Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e extremo Norte paulista”, complementou a Defesa Civil do Estado. “Logo por conta desse cenário, recomenda-se que os municípios mantenham atenção especialmente com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas que estão em situação de rua”, diz o órgão da Casa Militar.
De acordo com as informações do coordenador em substituição da Defesa Civil de Marília, César Leite, a orientação para os moradores da cidade é para que priorizem os cuidados e atenção aos idosos, crianças, pessoas mais vulneráveis e moradores de rua. “Marília possui uma efetiva rede de proteção e cuidados, para quem está na rua existe a possibilidade de atendimento na Casa Cidadã, um ótimo serviço de acolhimento institucional de passagem”, orientou.
A Casa Cidadã realiza triagem no período das 19h às 20h. A pessoa precisa apresentar documento pessoal com foto ou, então, BO com validade de 30 dias de perda, furto ou roubo desse documento. O abrigo fica na rua Paraíba, 674, no bairro Banzato, zona Leste, telefone (14) 3432-3652, e funciona todos os dias, das 19h às 7h, disponibilizando banho, jantar, pouso e café da manhã. As equipes de Abordagem Social podem ser acionadas pelos telefones (14) 9 8111-8291 ou (14) 98111-7920.