Assis é premiada em Brasília por queda na transmissão de IST’s
Assis recebeu a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e o Selo Prata de “Boas Práticas” Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis, em evento ocorrido na última sexta-feira (8), em Brasília/DF. No total, 73 municípios de todo Brasil receberam esses títulos.
A transmissão vertical ocorre quando uma criança é infectada por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante a gestação, parto, e em alguns casos durante a amamentação, quando as medidas de prevenção não são tomadas.
Todas as gestantes e parceiros sexuais devem ser investigados para as IST’s durante o pré-natal e no momento do parto, especialmente para o HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Detectado algum problema, cabe à Secretaria da Saúde buscar alternativas de tratamento.
A presença de IST durante a gestação pode afetar a criança e causar complicações, como: aborto, parto prematuro, doenças congênitas ou morte do recém-nascido.
Assis esteve no evento através da presença da enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Aline Biondo. Também compareceu na cerimônia de premiação a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
“Esses últimos anos têm sido de muito trabalho e grandes notícias para nossa Saúde. Essas últimas premiações são o reconhecimento de todo nosso esforço e fruto de muita seriedade e compromisso de levar o melhor serviço de saúde para nossa população”, comemora a secretária da Saúde, Cristiani Silvério.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!