Assis aprova instalação de detectores nas escolas
A Câmara de Assis (distante 75 quilômetros de Marília) aprovou projeto de lei que determina a instalação de detectores de metais em estabelecimentos de ensino da rede pública municipal. A votação ocorreu em sessão na última segunda-feira (17).
De acordo com o projeto, apresentado pelos vereadores, a finalidade é aumentar a segurança e prevenir práticas de violência com o uso de armas brancas e de fogo.
“É evidente que a onda de violência nos estabelecimentos de ensino tem sido crescente, onde os professores, funcionários e os próprios alunos são agredidos com instrumentos de ataque como facas e até armas de fogo, entre tantos outros objetos. Devido a essa alta incongruente do ingresso desses materiais, maus alunos dão seguimento a ações infracionais no interior de estabelecimentos, onde deveriam ser um espaço seguro e eleito do saber”, afirma o texto.
O projeto torna obrigatória a inspeção de pertences e a passagem de todos por detectores de metais antes de entrarem no estabelecimento de ensino.
As despesas ficam por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementares se necessário.