Asilo na região tem surto de coronavírus, com 24 casos confirmados
Um surto de Covid-19, em um asilo de Tupã (75 quilômetros distante de Marília), tem 24 casos confirmados, incluindo 15 idosos. A informação é da Secretaria Municipal da Saúde, que decidiu fazer testagem em massa e transferir todos os idosos da instituição.
Um homem de 71 anos, que morava na mesma instituição, morreu nesta segunda-feira (13) na Santa Casa de Tupã, mas o caso ainda está sendo investigado.
Ele não apresentava notificação anterior – nem mesmo suspeita – da doença, mas como vivia com o mesmo grupo, o município vai apurar se ele estava com o vírus.
A casa onde ocorre o surto é mantida por uma organização religiosa e tinha 46 moradores. Na sexta-feira (10) o município constatou 12 casos positivos na entidade, o que motivou a ampla realização de testes.
No domingo (12) a Secretaria Municipal da Saúde informou que a instituição seria desocupada para sanitização. Vários idosos começaram a ser transferidos para um antigo hospital.
Foi preciso fazer uma operação de urgência, para higienizar e preparar o novo espaço, onde os homens e mulheres estão separados por sexo e por resultado de teste.
A “intervenção” deve gerar uma investigação. A Secretaria Municipal da Saúde apura se o asilo vinha cumprindo protocolos para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
A testagem em massa feita no final de semana atingiu funcionários e internos da instituição. Foram feitos 75 exames, sendo 29 em funcionários e 46 em internos.
Entre os funcionários, houve 20 resultados negativos e 9 positivos para Covid-19. Já entre os internos, 31 testaram negativos e 15 positivos.
A Santa Casa de Misericórdia de Tupã informou que está com 12 pacientes que são internos do asilo, sendo que nove estão na enfermaria e três em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nenhum funcionário foi internado.