Árvores centenárias ganham proteção especial no Dia do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de Marília oficializou a proteção de três árvores de grande porte e realizou o plantio simbólico de 20 mudas de ipê. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, reforça a política de valorização da arborização urbana.
As árvores agora imunes ao corte — um jatobá, um cedro e uma araucária — estão localizadas na avenida Cascata, no bairro de mesmo nome. De acordo com a equipe técnica da secretaria, os exemplares foram protegidos por seu valor histórico, estético e ambiental. O jatobá e o cedro têm cerca de 80 anos, enquanto a araucária possui mais de 30.
Segundo o secretário adjunto do Meio Ambiente, Rodrigo Más, essas árvores representam marcos vivos da paisagem urbana. “Estão cada vez mais raras nas cidades devido à presença de fios, postes e outras estruturas. Além da beleza, cumprem funções essenciais para o clima e a biodiversidade”, explicou.

Além da proteção oficial das árvores antigas, foram plantadas mudas de ipê amarelo, branco e roxo, em homenagem a servidores da pasta com décadas de atuação na área ambiental. Alguns dos profissionais homenageados têm entre 21 e 31 anos de serviço público.
Durante o evento, Rodrigo Más também lembrou que Marília foi classificada no mês passado como a 12ª cidade mais arborizada do país, segundo um levantamento nacional. Para ele, o reconhecimento é resultado de um trabalho técnico e contínuo realizado pela equipe da secretaria.