Artesp faz visita técnica a aeroporto após vinda de governador a Marília

Menos de 48 horas após a vinda do governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a Marília na sexta-feira (22), a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) realizou vistoria técnica no Aeroporto Estadual de Marília.
Dois técnicos da reguladora estiveram no local no domingo (24). A presença dos servidores públicos estaduais foi acusada pela viatura estacionada em vagas externas do aeroporto, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
O Marília Notícia apurou que ambos teriam vindo verificar o quanto os espaços ocupados pelo Aeroclube de Marília poderiam interferir no projeto de reforma do terminal de passageiros protocolado pela concessionária do aeroporto, a Rede Voa.
Segundo proposta apresentada em janeiro pela empresa, apenas o prédio ocupado atualmente, inaugurado em 1938, seria reformado. O espaço lateral, onde está o aeroclube, seria incorporado em fase de ampliação.
Prometida para começar em agosto, a obra não saiu do papel pela quarta vez desde julho de 2024. Em julho, a Rede Voa entrou com processo de reintegração de posse na Justiça de Marília.
Na última decisão, em maio, o juiz da 3ª Vara Cível, Luis Cesar Bertoncini, nomeou um engenheiro civil para realização de perícia para “avaliação das benfeitorias alegadas pelo requerido” – no caso, o aeroclube.
A Artesp, por sua vez, manifestou-se contrária à lei municipal de tombamento. A Superintendência Aeroportuária da agência argumentou que a norma poderia inviabilizar os projetos previstos no Plano de Gestão de Investimentos (PGI) do aeroporto, aprovados em 2024.