Artesp faz mistério sobre valores de pedágios na SP-333
A Concessionária Entrevias anunciou nesta quinta-feira (12) que está entregando 8,6 quilômetros de duplicação da rodovia SP-333 (Dona Leonor Mendes de Barros) em Marília. No entanto, valores e início de cobrança dos pedágios ainda são desconhecidos.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), responsável por definir os dois temas, foi novamente questionada pelo Marília Notícia sobre o assunto. “Os valores estão sendo calculados” e “ainda não há definição sobre o início da cobrança de pedágio”, foram as respostas.
Diante da indecisão e morosidade da Artesp, a reportagem também procurou a pasta responsável e a assessoria de imprensa direta do Governo do Estado de São Paulo, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.
A Entrevias afirma que valores e prazos são definidos pela Artesp e apenas cumpre as determinações.
Quando esteve na cidade, em junho de 2017, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que o valor cobrado em Marília seria de R$ 6,80 por veículo de passeio. No entanto, se a Artesp alega que está calculando a tarifa, a cifra anunciada pelo tucano não está garantida.
Importante lembrar que o pedágio isolará marilienses que vivem ou têm propriedade na Fazenda do Estado. Os outros pedágios ficarão em Pongaí (R$ 6,70), Echaporã (R$ 4,80) e Florínea (R$ 7,10) – valores citados por Alckmin.
O MN apurou com funcionários da concessionária que as quatro praças de pedágio na área de abrangência do contrato – incluindo Marília – estão quase prontas e entrarão em funcionamento ao mesmo tempo
O início da cobrança está condicionado a algumas conclusões de serviços pré-estabelecidos, entre eles, o término da duplicação, que a concessionária acaba de anunciar.
Após a conclusão da duplicação em Marília, a concessionária afirma que iniciará nos próximos meses a segunda fase das obras de modernização e implantação de uma nova pista na SP-333.
“Nessa nova etapa serão mais de 80 quilômetros de duplicação partindo de Marília até os municípios de Júlio Mesquita e Assis”, diz a Entrevias.
Em um ano de concessão, a empresa afirma que investiu R$ 140 milhões em infraestrutura e tecnologia para atender os usuários.
Obras
O trecho duplicado faz parte das obrigações da Concessionária previstas no contrato de concessão firmado com a Artesp em junho de 2017.
Desde que assumiu o canteiro de obras, há nove meses, a Entrevias diz que investiu aproximadamente R$ 28 milhões e gerou 1.390 empregos diretos e indiretos.
Além da nova pista no trecho duplicado, a Entrevias concluiu o trevo que dá acesso aos distritos de Rosália e Dirceu e construiu outros três: o dispositivo de retorno do km 321 (próximo ao Posto Gigantão), o do km 318 (retorno e acesso ao Country Club) e o do km 314, que faz o entroncamento com a BR-153 – Rodovia Transbrasiliana, a quarta maior rodovia do País.
Também foi implantado sistema de drenagem, acostamentos mais seguros, troca e modernização da sinalização, defensas metálicas nas laterais da pista e as alças dos dispositivos e mais quase nove quilômetros de mureta central.
Os 8,5 quilômetros também serão monitorados por três câmeras de alta resolução e de longo alcance que auxiliarão no atendimento aos usuários. Todo o sistema é interligado ao Centro de Controle Operacional da Concessionária.
Os operadores dessa área têm a responsabilidade de acompanhar e gerenciar tudo o que ocorre na rodovia, em tempo real, por meio do 0800 3000 333, pelas informações dos veículos de inspeção de tráfego e, agora, pelas novas câmeras.
Até 2019, a Concessionária vai ampliar o monitoramento por câmeras em Marília e no restante do eixo viário administrado pela Concessionária.
Radares
A concessionária também afirma que “vai instalar radares em todo o trecho concessionado” com o objetivo de “reforçar ainda mais a segurança viária e contribuir para a prevenção de acidentes”.
Serão 14 radares, entre Florínea e Borborema. No trecho urbano de Marília serão seis equipamentos que entrarão em operação nas próximas semanas, após a homologação dos órgãos competentes, como Inmetro e Departamento de Estradas de Rodagem.
“A medida atende determinação do contrato de concessão firmado com a Artesp”, diz a concessionária. “Em Marília, os equipamentos serão instalados em áreas estratégicas da rodovia, principalmente em pontos de maior concentração histórica de acidentes e excesso de velocidade registrados”.
Atendimento ao usuário
No trecho duplicado, a Entrevias implantou um Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), localizado no km 321.
No local, o motorista pode contar com sanitários, água potável, fraldário e um estacionamento para descanso rápido, além de um terminal de autoatendimento para solicitação de serviços e informações.
O SAU é o ponto de apoio dos motoristas que trafegam pelas rodovias da Entrevias. Ao longo do trecho entre Florínea e Borborema foram implantadas oito bases, em pontos estratégicos.
As bases SAU também são pontos de apoio para as equipes de inspeção rodoviária e onde ficam os guinchos leves e pesados, veículos de inspeção e ambulâncias que atendem os usuários da rodovia.