MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 07 fev. 2023

Arquiteto de Marília sofre racismo e é ameaçado por dono de construtora

por Marília Notícia

O arquiteto Pedro Bonani, de 28 anos, denunciou, no último domingo (5), crimes de ameaça e racismo sofridos por ele durante uma conversa com o proprietário de uma construtora de Marília.

De acordo com o profissional, o representante da empresa TDK Construções e Empreendimentos Ltda, identificado como Carlos Eduardo dos Reis, teria enviado um áudio ameaçando sua integridade física, além de o chamar de “macaco”. “É a primeira vez que isso acontece de forma escrachada”, afirma Bonani.

Ainda segundo Pedro, tudo teria começado há dois anos, quando ele comprou uma casa construída pela empresa, que já apresentava falhas estruturais. “No primeiro dia, o muro do fundo estava começando a apresentar uma trinca. Hoje, ele está praticamente cedendo. A parte elétrica está comprometida, banheiro embolorado e pisos infiltrados”, narra Bonani. “Ainda tem o agravante da minha esposa estar grávida de 5 meses e ter que conviver com esses problemas”, completa.

Antes de cobrar a construtora, ele tentou resolver pela financiadora. “Eles chegaram a enviar um engenheiro, que orçou em R$ 10 mil os serviços necessários. O problema é que eles não poderiam mexer na obra por conta da Anotação de Responsabilidade Técnica”, declara o arquiteto.

https://marilianoticia.com.br/wp-content/uploads/2023/02/WhatsApp-Video-2023-02-07-at-17.25.11.mp4

RESPONSABILIDADE

A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é o instrumento que define os responsáveis pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Conselho Federal de Engenharia (Confea) e Agronomia e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), sendo elas Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.

De acordo com o Código de Ética do Crea-SP, a ART define a responsabilidade pela solidez e segurança da construção. Pelo Código Civil Brasileiro, o profissional responde pela obra durante cinco anos.

Arquiteto Pedro Bonani foi chamado de macaco por empresário de Marília (Foto: Arquivo Pessoal)

MACACO

Depois de algumas iniciativas, durante dois anos, para resolver o problema com a construtora, Pedro diz que mandou uma mensagem, via aplicativo, de maneira mais contundente, cobrando uma solução. Foi então que o administrador da empresa se alterou por ter sido acionado em um domingo e por ter recebido o pedido para “virar homem” e cumprir com suas responsabilidades.

O empresário afirmou, no mesmo áudio, que a chuva impedia a realização do serviço e ameaçou ir até a casa do arquiteto, para dar “um pau” nele. Por fim, o chamou de “vagabundo” e “macaco”. 

“A gente percebe que o racismo é estrutural. Chego em uma obra, é comum ouvir ‘você é o calheiro?’, ou vidraceiro, mas nunca concebem a possibilidade de você ser o arquiteto da obra”, declara Bonani. “Eu quero expor e vou representar contra ele por ameaça e racismo, porque é a forma que eu tenho de proteger a minha família”, finaliza.

OUTRO LADO

O Marília Notícia entrou em contato com Carlos Eduardo dos Reis, que consta como sócio no cadastro de CNPJ da empresa. Ele preferiu se manifestar através de seu advogado.

Em nota, a defesa confirma que trata-se de um “desentendimento passageiro, em razão de negócio imobiliário”. Garante também que não houve qualquer intenção de ofender a honra, ameaçar ou mesmo de cometer o “suposto racismo em face de seu interlocutor”.

Ainda segundo a manifestação em nota, Pedro ligou para Carlos, enquanto o mesmo estava trabalhando, sob um sol escaldante, em uma lavoura de milho. A defesa alega que Pedro estava exaltado e passou a ofender Carlos impiedosamente.

“Portanto, não houve nenhuma intenção de depreciar a imagem ou cor de quem quer que seja, mas sim, um desabafo cheio de forte emoção e tentando repelir a injusta provocação, por via telefônica, que estava sofrendo. O Carlos sempre respeitou e respeitará a todos, independentemente de raça, cor, religião ou credo e certamente tudo se resolverá de forma civilizada e amigável”, finaliza o advogado João Simão.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Dori abre vagas em Marília com seleção no formato ‘portas abertas’
  • 2
    Bando invade granja, ameaça funcionário e furta fiação de quatro propriedades
  • 3
    Polícia Militar Rodoviária apreende cerca de 700 quilos de drogas em Marília
  • 4
    Médico é assaltado e ameaçado com faca após saque no Centro de Marília

Escolhas do editor

EDUCAÇÃO
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolarMarília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
ESQUEMA
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízosCriminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
INSCRIÇÕES ABERTAS
Correios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para MaríliaCorreios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para Marília
Correios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para Marília
ÁGUA E ESGOTO
Justiça valida concessão do Daem e rejeita ação da MatraJustiça valida concessão do Daem e rejeita ação da Matra
Justiça valida concessão do Daem e rejeita ação da Matra

Últimas notícias

A importância da governança corporativa para transformar herdeiros em sucessores
Prefeitura anuncia 105 novos espaços educacionais em escolas de Marília
Prefeitura autoriza reforma de praça no Costa e Silva sem gasto público
Médico é assaltado e ameaçado com faca após saque no Centro de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie