MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 07 maio. 2021

Após sofrer com fechamento, autoescolas veem procura disparar

por Carlos Rodrigues

Aluna habilitada, em meio à pandemia, comemora conquista ao lado da instrutora (Foto: Divulgação)

Embora receosa e mais preocupada com o preço, a clientela das autoescolas de Marília começa a voltar, após a interrupção no atendimento por quase dois meses. A cidade tem 20 empresas, que juntas geram quase 300 empregos diretos.

Desde o dia 24 de abril, os serviços foram retomados. Na mesma data, São Paulo reabriu as unidades do Departamento de Trânsito (Detran-SP) para atendimento presencial ao público, incluindo a realização de provas teóricas e práticas.

Seguindo as diretrizes da transição do Plano São Paulo, o atendimento do órgão estadual – em Marília integrado ao Poupatempo – é limitado a 25% da capacidade.

Com 11 anos no ramo, o empresário José Cláudio Calógero está otimista. Ele afirma que o fechamento provocou uma série de transtornos; o pior deles foi a perda de receitas nas escolas.

“Sem apoio nenhum do governo, pelo contrário, impostos sendo cobrados. O único alívio que tivemos foi um acordo com o sindicato dos funcionários, o que nos permitiu pagar metade dos salários e manter os empregos, com o pessoal em casa. Mesmo assim, não foi fácil”, conta.

Outra consequência foi o volume recorde de trabalho após a reabertura. “Quando fechou, no final de fevereiro, eu tinha 1,5 mil aulas marcadas. Eu tinha 20 alunos prontos para exame na semana seguinte. Então, já dá pra imaginar a situação nessa retomada”, afirma.

Como os Centros de Formação de Condutores (CFCs), responsáveis pelas aulas teóricas, estavam funcionando, a fila de alunos para prática de direção só aumentou.

“Voltamos com muito trabalho e fazendo também novas matrículas. Com a economia nessa instabilidade, é lógico que todo mundo está mais receoso, pesquisa mais, compara preços. A gente orienta que não vale a pena abrir mão da qualidade para economizar R$ 50, R$ 100, mas o aluno tem feito muita pesquisa”, disse.

Mafro Negreiros, que tem mais de 25 anos no ramo, conta que nunca imaginou passar por um período tão grande de inatividade. Mas a retomada está sendo vigorosa. Com a demanda represada, o trabalho vai até o período da noite.

“Foram seis meses fechado no ano passado e agora mais 55 dias. Mas graças a Deus estamos voltando com tudo, muitos alunos procurando. Tivemos até que procurar carro para comprar”, relata.

EMDURB

Os donos de autoescolas de Marília têm elogiado os esforços da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marilia (Emdurb) em relação aos serviços no Complexo de Trânsito.

“Quando o Poder Público trabalha bem, temos que reconhecer. O presidente (Valdeci Fogaça) tomou várias medidas que melhoraram para gente, como ampliar o horário de abertura, colocar mais computadores, evitando aglomeração. Estamos abastecidos com álcool em gel, enfim, estamos tendo o apoio necessário para essa retomada”, disse Calógero.

DETRAN

Nos portais do Detran-SP e do Poupatempo, além do aplicativo Poupatempo Digital, o cidadão pode acessar mais de 70 opções de serviços online do departamento estadual de trânsito de São Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte
  • 4
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Escolhas do editor

Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
METEOROLOGIA
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempoMarília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Últimas notícias

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3
“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie