Após queda, transmissão de Covid volta a subir e é uma das piores de SP
Apesar do avanço na vacinação em Marília e nos municípios próximos, a transmissão da Covid-19 na região está entre as piores do Estado de São Paulo e apresenta tendência de aumento. Ao mesmo tempo, o Brasil registra a menor proliferação desde abril de 2020, quando começou o monitoramento.
Os dados locais são do Info Tracker, mantido pela Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Já as informações sobre o País são do monitoramento do Imperial College, de Londres.
Segundo os números atualizados pela universidade inglesa nesta segunda-feira (11), o índice nacional está em 0,60. Isso quer dizer que cada 100 brasileiros infectados transmitem o coronavírus para outros 60.
Na região de Marília, conforme o Info Tracker, o índice está em 1,13. Ou seja, cada 100 marilienses com o coronavírus contaminam outros 113. Junto com a regional de Presidente Prudente, esse é o pior resultado do Estado – que tem média de taxa de transmissão em 0,93.
Até meados do mês passado a transmissão da Covid-19 em Marília e região vinha em queda, chegando a 0,62 no dia 16 de setembro – um dos melhores resultados desde o começo da pandemia.
Desde então, o contágio vem se intensificando e deve chegar a 1,24, segundo projeção para a próxima semana.