Após quatro meses de incerteza, Ferioli é efetivado como secretário da Saúde em Marília
O médico urologista Osvaldo Ferioli Pereira foi efetivado como secretário municipal da Saúde de Marília, em publicação feita neste sábado (27), no Diário Oficial do município. Ele já comandava a pasta há quatro meses, mas como secretário-adjunto, desde a saída do médico Sérgio Antônio Nechar (PSB), que assumiu uma cadeira de vereador na Câmara de Marília após a morte de Ivan Negão (PSB).
A demora na nomeação já havia sido alvo de reclamação do Conselho Municipal de Saúde (Comus), que cobrava um posicionamento da Prefeitura de Marília sobre o responsável pela pasta. A medida passou a valer nesta segunda-feira (29), quando efetivamente Ferioli se tornou secretário.
A nomeação não traz significativas mudanças na Saúde, já que ele vinha respondendo pela pasta e foi uma sucessão natural de Nechar, que o indicou para substituí-lo.
Coincidência ou não, a nomeação só aconteceu após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dar ganho de causa para o médico Sérgio Nechar, que definitivamente assegurou a vaga na Câmara, em decisão da última quinta-feira (25), em disputa com o suplente Fábio Alves Cabral, o “Fábio Protetor”, que pedia a vaga no legislativo mariliense.
Perfil biográfico
Nascido em Marília e formado em 1986 em medicina, Osvaldo Ferioli Pereira concluiu residência médica pela Famema em 1988, se aperfeiçoando em cirurgia geral. Entre 1989 e 1990 se especializou em urologia pela mesma faculdade. Ingressou na rede básica de Saúde de Marília em julho de 1991, após ser aprovado em concurso público, assumindo suas funções de médico na Unidade Básica de Saúde do Jardim Bandeirantes, na zona Oeste da cidade. Permaneceu na UBS do Jardim Bandeirantes até 1993, quando passou a clinicar na UBS do Jardim Planalto, na zona Sul da cidade. Trabalhou no Planalto até se aposentar, em julho de 2021.
Ainda na rede municipal de saúde trabalhou, no chamado regime de dobra, em mais três unidades: Chico Mendes, São Judas e Cascata. Integrou os corpos clínicos da Santa Casa de Misericórdia de Marília e Hospital Espírita de Marília (HEM). Em junho de 2022 foi convidado por seu ex-professor da universidade e médico Sérgio Antônio Nechar, para integrar a equipe gestora da Secretaria Municipal da Saúde. Naquela ocasião, foi nomeado secretário-adjunto da Saúde pelo prefeito de Marília, Daniel Alonso.
“Para Marília é um grande orgulho ter à frente da Secretaria Municipal um profissional que conhece profundamente o funcionamento da rede municipal de Saúde para enfrentar e vencer os desafios que essa pasta exige”, afirmou o prefeito Daniel Alonso.