Após luta contra Covid, Rezende diz que saúde deve ser prioridade
O vereador Marcos Rezende (PSD), que passou 60 dias intubado na UTI por conta de complicações da Covid-19 no ano passado, concedeu entrevista ao Marília Notícia e destacou que Marília, aos 94 anos de história – prestes a celebrar no próximo dia 4 de abril -, deve ter como prioridade o setor da saúde.
“Ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab (PSD), e do sempre deputado federal por Marília, Walter Ihoshi (PSD), almejamos construir um caminho de novas políticas públicas para fortalecer o atendimento público da Saúde”, frisou o parlamentar municipal.
Para Marcos Rezende, Marília vive uma “explosão” em desenvolvimento habitacional, geração de novos empregos – mesmo depois de dois anos de pandemia – e passa por mudanças ambientais, por conta do tratamento e afastamento de 100% do esgoto.
“Mas não podemos nos esquecer da saúde pública, pois as pessoas que mais precisam não podem ficar desamparadas nos momentos de dor e doenças graves. Temos que debater o Sistema Único de Saúde (SUS), zerar a fila para exames e continuar ajudando nossas entidades, como sempre fez o ex-deputado Walter Ihoshi, a exemplo da Associação de Combate ao Câncer (ACC), Grupo de Apoio às Crianças com Câncer e Hemopatias (Gacch), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centro de Apoio à Criança e Adolescente de Marília (Cacam), entre outras”, complementou o vereador, que nos seus mandatos como presidente da Câmara entrou para a história do município com a aprovação do Plano de Carreiras e Salários em prol dos servidores públicos municipais, beneficiando também os trabalhadores da Saúde.
Nos dias mais difíceis na UTI da Santa Casa de Marília, Marcos Rezende revelou o bom trabalho do médico Hugo Victor Coca Jimenez Carrasco, com 40 anos de experiência no hospital, e falou sobre as orações que recebeu dos marilienses católicos e evangélicos.
“Nesse aniversário de 94 anos de Marília, parabenizo os trabalhadores do comércio, da limpeza pública, das indústrias e, em especial, da saúde pública. Agradeço aos enfermeiros e médicos que contribuíram com o meu tratamento, afinal, foram quatro meses de recuperação aproximadamente. Minha gratidão também aos marilienses que rezaram e oraram por mim. Se recebi esta oportunidade de Deus de viver, é porque tenho um propósito para nossa cidade de Marília dentro da política e vou honrar cada oração e carinho”, comentou emocionado.
IHOSHI
Walter Ihoshi também defende a correção da tabela SUS e a garantia do piso nacional da enfermagem.
“Temos que valorizar nossos guerreiros da Saúde e respaldar os atendimentos aos pacientes. A tabela SUS está muito defasada, o que prejudica o atendimento médico à população mais necessitada. Por exemplo, na Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ) da Santa Casa de Marília, o SUS paga cerca de R$ 30 tanto para o tratamento de uma queimadura simples como para uma gravíssima. Os materiais utilizados para tal finalidade estão bastante caros, deixando o hospital numa situação delicada. É extremamente preocupante”, revelou o ex-deputado, que parabenizou a cidade pelo aniversário.
Ihoshi destacou que Marília foi a cidade que ele escolheu para morar e manter sua residência.
“Aqui temos prosperidade e uma população trabalhadora, dedicada e empreendedora. Nos meus três mandatos como deputado federal fiz questão de destinar mais de R$ 15 milhões de emendas federais para Marília, beneficiando os hospitais da cidade, entidades assistenciais, iluminação pública, recapeamento asfáltico e obras de infraestrutura urbana no geral”, concluiu Walter Ihoshi, grande companheiro político de Marcos Rezende e aliado do governador Tarcísio.