Após inverno quente, previsão aponta primavera com até 41°C
Após três meses de um inverno marcado por altas temperaturas, estiagem, queimadas em matas e até área urbana, além de poucos dias de frio, a primavera literalmente chegou quente em Marília neste domingo (22).
A previsão é de continuidade das altas temperaturas para os próximos dias, segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) de Bauru, com a possibilidade que os termômetros alcançarem os 41°C graus – ou até mais.
A começar por esta segunda-feira (23), cuja máxima pode chegar aos 38°C às 15h. Entre a terça-feira (24) e quinta-feira (26), o calor deve ser ainda maior, de acordo com a previsão do IPMet.
Na sexta-feira (27) ainda pode fazer muito calor, com máxima de 38°C, mas as temperaturas devem cair na madrugada de sábado (28), com mínima de 18°C, e ainda mais no domingo (29) para os 15°C.
O IPMet não aponta, mas outras fontes de previsão meteorológica, como o Climatempo, por exemplo, consideram a possibilidade de concentração de nuvens e de chuva para o próximo fim de semana.
O excesso de calor redobra os cuidados com a saúde com medidas preventivas como uso de roupas leves, hidratação durante todo o dia e evitar exposição ao sol entre 10h e 16h. Se preciso for, procure atendimento médico.
QUALIDADE DO AR
A qualidade do ar em Marília estava classificada como “boa”, a melhor da escala do “mapa” da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A verificação é horária e o “status” pode mudar a qualquer momento.
Todos os reservatórios de água em Marília registravam armazenamento classificado como “normal” até esta publicação, com variações de volume entre 50% a 93%, segundo informava o site da agência reguladora.
A disponibilidade de água para o abastecimento da cidade varia durante o dia conforme exige a demanda. A orientação da concessionária do serviço é que a população economize e evite o desperdício para que não falte água neste calor.