Após chuva, Marília deve voltar a ‘arder’ até 40 graus, alerta previsão
Após semanas de altas temperaturas e incêndios em áreas rurais de Marília e região e até em residências, voltou a chover na cidade entre a noite deste domingo (15) e a madrugada desta segunda-feira (16).
A instabilidade provocada pela passagem de uma frente fria pela região deve continuar durante todo o dia, com possibilidade de precipitação de até 12,3 milímetros, segundo o Centro de Meteorologia (IPMet) de Bauru.
Até a manhã desta segunda-feira (16) não havia sido verificada a incidência de ‘chuva preta’ em Marília, apesar de alerta da Defesa Civil. O fenômeno ocorre pela mistura das gotas de chuva com partículas de fumaça.
Apesar da manutenção de temperaturas mínimas entre 15°C e 17°C até quinta-feira (19), o sol reinará sozinho a partir desta terça-feira (17), ainda segundo o IPMet, elevando as máximas a até 40°C.
O calor mais intenso está previsto para o domingo (22), quando a umidade relativa do ar terá descido ao nível mais baixo nesta semana: apenas 14%, a exemplo dos desertos, onde o clima é agressivo à sobrevivência humana.
QUALIDADE DO AR
Além de proporcionar um conforto térmico após forte onda de calor, a chuva das últimas horas melhorou a qualidade do ar em Marília. Pela primeira vez em semanas, a cidade amanheceu sem fumaça.
Ainda na manhã desta segunda-feira (16), a qualidade do ar estava classificada como ‘boa’, segundo aferição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A atualização ocorre de hora em hora.
No entanto, a terra molhada pelas águas desta segunda-feira (16) não deve resistir ao calor dos próximos dias, expondo as áreas verdes e de pastagens da região ao risco de novos incêndios.
RESERVATÓRIOS
No mesmo período, as águas estavam ‘em alta’ nos reservatórios responsáveis pelo abastecimento da cidade. Todos estavam acima dos 50% de capacidade – sete dos 11 com mais de 70%.
A aferição é horária no site da Agência Municipal de Água e Esgoto de Marília (Amae), que ainda mantém o nome e o leiaute do antigo Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), cujos serviços foram concedidos à iniciativa privada.
A escalada do calor prevista para os próximos dias deve aumentar o consumo, esvaziando mais rapidamente os reservatórios. O Sistema Cascata, responsável pelo abastecimento da zona leste, depende de represas com baixos níveis para captação de água.