Aposentado de 81 anos para de fumar após 50 anos de vício
Com o apoio do Ambulatório de Combate ao Tabagismo da Santa Casa de Marília, o aposentado Rubens Barros Pinto, de 81 anos, mostrou que não existe idade para deixar o vício e conseguiu parar de fumar.
“Tivemos a honra de abraçar, pela vitória de parar de fumar, o ‘seo’ Rubens Barros Pinto. Com perfeita disciplina, ele é exemplo para todos os pacientes do grupo, mostrando o grande respeito à vida que nos foi concedida e ainda que deve ser melhorada a qualidade de vida em qualquer idade”, enfatizou a médica do Ambulatório de Combate ao Tabagismo, Edilaine de Oliveira Miguel.
O tratamento foi iniciado em maio deste ano e, neste mês de novembro, Rubens Barros Pinto pôde comemorar a vitória de parar de fumar. “Fumava há 50 anos e depois que tive um probleminha de saúde fui orientado pelo médico a largar o vício”, contou.
Com o apoio da equipe multiprofissional do Ambulatório de Combate ao Tabagismo, o aposentado obteve êxito. “Usava o adesivo e fazia as terapias em grupo. O pessoal da Santa Casa de Marília trata a gente muito bem. Eles me ajudaram bastante e sou muito grato por tudo.”
AMBULATÓRIO
Mais de quatro mil pessoas já passaram pelo Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa de Marília nos seus 16 anos de funcionamento. Cerca de 50% dos pacientes atendidos conseguiram parar de fumar em definitivo.
Encaminhamentos da rede municipal de saúde são realizados para o Ambulatório de Combate ao Tabagismo, que funciona no prédio do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” e também atende funcionários da instituição.
O Ambulatório de Tabagismo de Santa Casa de Marília conta com equipe multiprofissional. Além da médica Edilaine de Oliveira Miguel, compõem o grupo o terapeuta ocupacional Kleber Pelarigo, a assistente social Clotilde Carvalho de Souza e a auxiliar administrativa Solange Aparecida Gomes Aguiar. O atendimento é coordenado pela enfermeira Silvia Ferraz.