Aplicativo cria ferramenta para bloquear ‘nudes’ não autorizados
Os ‘nudes’, imagens de uma pessoa nua, acabaram se tornando uma realidade nos relacionamentos na era digital. Mas muitas vezes eles são enviados sem o consentimento de quem os recebe. Foi pensando nisso que um site e aplicativo de relacionamentos lançou uma ferramenta que bloqueia esses conteúdos.
A ideia do Badoo é que os usuários tenham acesso a um “Detector de Privacidade”, que dá a opção da pessoa aceitar ou não o recebimento de fotos íntimas compartilhadas pelo aplicativo. O nude ficará embaçado, e o usuário pode optar por vê-lo ou recusar a foto. Ao fazer isso, ele ainda pode escolher entre continuar a conversa com o outro usuário, bloqueá-lo ou fazer uma denúncia.
“A criação do Detector de Privacidade e cada uma dessas ações educativas vem para nos mostrar que o consentimento é um tema atemporal”, afirma Martha Agricola, Diretora de Marketing do Badoo Brasil, se referindo à campanha do “Não é Não” realizada durante o Carnaval.
Vale destacar que o envio de nudes sem a autorização de quem o recebe é crime desde 2018. Também é proibido compartilhar nudes de terceiros sem a autorização dos mesmos, prática comum na chamada “pornografia de vingança”, ou “revenge porn”, ou quando ocorre o vazamento de fotos íntimas de personalidades conhecidas.