Apenas 59% dos eleitores fizeram a biometria; haverá plantão neste sábado
O Cartório Eleitoral de Marília estará aberto neste sábado (10) para um plantão de atendimento para cadastros biométricos.
O plantão é promovido pela Justiça Eleitoral e acontece das 8h às 13h no Cartório Eleitoral de Marília que fica avenida Brasil, Nº 440.
“A gente atende tanto os agendados, como quem não estiver agendado. A diferença é que o agendado é atendido no horário dele, já os que não tem agendamento, eles vão chegando e a gente dá uma senha por ordem de chegada. Mas todos que vierem até o Cartório Eleitoral serão atendidos”, informou Karina Marcussi Gomes, chefe do Cartório Eleitoral da zona 70 em entrevista ao Marília Notícia.
Segundo ela em Marília, 173.406 eleitores aptos que tem que fazer a biometria, desses 101.908 já fizeram o cadastro, ou seja 59%. O número é considerado baixo.
“Esse mês de julho e de agosto, está sendo bem fraco. A gente não bateu a meta de julho e talvez não bata a de agosto, nós estamos bem preocupados, porque por mais que a gente esteja avançando nos números, os números são altos ainda. Nosso comparecimento que antes era uma média de 800 eleitores por dia, caiu para 400. Então nós estamos atendendo metade da nossa capacidade diária, disse Karina.
O cadastro segue até 19 de dezembro. O Cartório Eleitoral está ficando aberto de segunda a sexta das 9h às 18h, sem intervalo para almoço. Um sábado por mês a Justiça Eleitoral promove um plantão biométrico.
“Não existe uma previsão no Tribunal de prorrogação nesse prazo”, conta Karina.
Outra preocupação do Cartório eleitoral é com relação ao cadastramento das pessoas acima de 70 anos. Mesmo não sendo obrigatório o voto é preciso que façam a biometria.
“Nós estamos também com o comparecimento muito baixo de pessoas acima de 70 anos, para se ter uma ideia nossos locais de votação mais antigos são o Abel, Gabriel, Bicudo, Ceeja, Carlota, nós estamos com uma média de 38% de eleitores só com biometria, um índice baixíssimo. Então vai haver um cancelamento grande de seções eleitorais, um remanejamento que nós vamos ter que fazer, se esses eleitores não comparecerem”, completou.
Para fazer o cadastro, o eleitor deve levar documento oficial de identificação original com foto (RG ou CNH), comprovante de residência recente e o título, caso tenha.
Caso o eleitor perca o prazo e não faça o cadastro, isso gera o cancelamento do título, o que pode impedir o cidadão de tomar posse em concurso público. No caso de servidor público, o salário não será pago.
O eleitor com o título cancelado também não pode se matricular em estabelecimento de ensino oficial, tirar passaporte, nem CPF, nem obter empréstimo em bancos públicos e ainda perde os benefícios sociais.