Apenas 0,2% dos alunos ficaram sem atividades no Fundamental
Levantamento realizado a pedido do Marília Notícia mostra que apenas 17 dos 8695 alunos matriculados no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino não tiveram nenhum tipo de acesso ou contato com as atividades pedagógicas.
O percentual representa somente 0,2% do total de alunos do 1º a 5º ano das escolas vinculadas à Prefeitura.
Os dados da Secretaria de Educação do Município dizem respeito ao período entre fevereiro e abril deste ano. Já os números referentes ao Ensino Infantil ainda estão sendo apurados.
Segundo a administração municipal, diante do cenário da pandemia da Covid-19, a rede passou a oferecer o ensino remoto via plataforma digital Google for Education, pelo programa Educação em Casa.
“Aos alunos sem acesso aos meios digitais, são oferecidas as atividades impressas, retiradas e devolvidas na escola”, afirma nota oficial da pasta.
O texto também destaca o artigo 6º da resolução municipal número um de 2021, onde consta que “as Unidades Escolares, juntamente com a Secretaria Municipal da Educação, durante o período de isolamento, devem realizar monitoramento e verificar se as atividades não presenciais foram recebidas ou não pelos estudantes, além de verificar as dificuldades encontradas”.
COMPARAÇÃO
O resultado apontado no Ensino Fundamental de Marília pode ser considerado no mínimo satisfatório – se não for muito bom.
Para efeito de comparação, com certas ressalvas – como a disparidade de períodos e grupos analisados, é possível observar dados rede estadual da Delegacia de Ensino de Marília em 2020, tema de reportagem publicada pelo MN em janeiro.
Entre os cerca de 23 mil alunos do Estado em Marília e região mais de 500 não assistiram a nenhuma aula online, nem fizeram as atividades propostas pelos professores ao longo do ano passado, por isso, correm o risco de reprovar de ano, o equivalente a pouco mais de 2% do total.