Aparelho de raio-x da UPA Norte segue quebrado em Marília
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte segue com o aparelho de raio-x sem funcionamento em Marília. Esse foi um dos problemas citados em denúncia feita por profissionais da Saúde que trabalham no local, por meio de carta aberta distribuída à imprensa. O equipamento é essencial para o diagnóstico de vários casos.
Em nota a assessoria da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), gestora da UPA, confirma que o aparelho segue em manutenção, mas que a previsão de retomada do serviço é já na próxima semana.
Segundo a Prefeitura de Marília, a Secretaria Municipal da Saúde constantemente cobra a direção da UPA sobre a oferta do exame. Atualmente, quando um paciente dá entrada na Unidade de Pronto Atendimento e precisa passar pelo raio-x, é direcionado ao Pronto Atendimento (PA) da zona Sul, do outro lado da cidade, para que seja feita a radiografia. O morador é levado de ambulância.
Na denúncia feita no dia 30 de agosto, a informação era que o aparelho já estava quebrado há 45 dias.
OUTRO LADO
Em nota, a assessoria do ABHU afirma que, desde que o equipamento apresentou problemas, foi solicitada a manutenção do mesmo. Porém, por não haver empresa especializada em Marília, foi necessário contratar uma empresa de Londrina/PR. A peça que apresentou defeito também não é encontrada na cidade, precisando ser encomendada de outra região, o que também demanda tempo para instalação. Apesar de todos os contratempos, a previsão é de que o equipamento esteja pronto e funcionando na próxima quinta-feira (8).