Ano letivo tem início para mais de 19,2 mil alunos da rede pública municipal
A Secretaria Municipal da Educação de Marília está recebendo 19.220 estudantes matriculados para o ano letivo de 2024. As aulas tiveram início nesta segunda-feira (5).
No Ensino Fundamental, as atividades estão em sua plenitude (Emefs), enquanto na Educação Infantil (Emeis) o retorno é adotado de modo escalonado, justamente para que se estabeleça um período de inserção às crianças e alunos mais novos.
“Para a Educação Infantil, o retorno precisa ser gradual porque as crianças ficaram alguns meses distantes do ambiente escolar. Então, essa primeira semana é um período de acolhimento, são atividades direcionadas para isto. Para os novos estudantes, este período é para que possam conhecer os novos amigos e a escola, já àqueles que eram alunos, o período serve para que possam reencontrar os amigos e o ambiente escolar”, explicou o secretário da Educação, Helter Rogério Bochi.
Nesta segunda, o atendimento foi para os níveis I e II, além do Infantil 1 e 2. Já nesta terça-feira (6), os estudantes que vão retornar serão do Maternal I. Na sequência, será a vez dos estudantes do Material 2 estarem novamente no ambiente escolar.
A Secretaria Municipal da Educação orienta que os alunos não terão aula na semana do Carnaval, pois os professores, coordenadores e diretores realizarão o planejamento escolar após o feriado. As aulas voltam ao normal na segunda-feira (19) para todos os alunos da rede. A rede é composta por 42 escolas municipais de Educação Infantil (Emeis), 21 escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e 1 Centro de Educação Especial do Município.
Do total de 19.220 estudantes matriculados para este o ano letivo de 2024, 8.862 são do Ensino Fundamental e 10.358 referentes à Educação Infantil. Para o ano, a rede municipal de ensino recebeu 712 alunos a mais do que em 2023, um aumento de 4%.
RECONHECIMENTO
O ano letivo de 2024 começa com uma boa notícia. De acordo com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a Educação Municipal de Marília foi uma das poucas do Estado de São Paulo a atingir metas em 2023, para receber a complementação de recursos do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).
O Vaar que é um indicador utilizado para medir a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas. Ele é calculado com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no número de alunos matriculados em cada escola. O valor desta complementação da União, visa a melhoria da aprendizagem e redução de desigualdades para as redes de ensino nas escolas públicas.
AMPLIAÇÃO DA REDE
“A educação, já dizia o líder sul-africano Nelson Mandela, prêmio Nobel da Paz de 1993, é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. E aqui em Marília estamos construindo um legado de progresso, de crescimento e de desenvolvimento, partindo, principalmente, pelos investimentos da educação, valorização dos servidores e garantia de uma alimentação escolar saudável”, afirma o prefeito Daniel Alonso (sem partido).
Em dezembro, por exemplo, Alonso inaugurou a 6ª escola da rede municipal de ensino dos últimos sete anos, a Emei Professora Marly Mussi – Pedacinho do Céu, avenida Antártica, 917, no Jardim Vitória, zona sul da cidade.
“Estamos construindo um legado de progresso, de crescimento e de desenvolvimento em todas as áreas de Marília. A Educação é uma delas. A Emei Professora Marly Mussi – Pedacinho do Céu consistiu na 6ª escola que entregamos à população desde que assumimos a Prefeitura de Marília, no ano de 2017, quando do nosso primeiro mandato como chefe do Poder Executivo. Temos um trabalho voltado à qualidade do ensino e um amparo estruturado às nossas crianças, com alimentação nutritiva, saborosa e saudável. Nossas escolas são referências para o Brasil inteiro”, conclui o prefeito.