Ano letivo 2021 começa em fevereiro, mas tem indefinições
A volta às aulas em 2021 na rede municipal de ensino já tem data. Conforme calendário divulgado internamente pela Secretaria Municipal da Educação, o dia 4 de fevereiro marca o reinício das aulas nas escolas mantidas pela Prefeitura de Marília.
Entretanto, ainda não está definido quais séries terão atividades presenciais. O município informou que vai cumprir o Plano São Paulo de retomada da Educação, observar protocolo preconizado pelo Estado e também criar protocolo próprio.
As crianças com quatro e cinco anos seriam as primeiras a voltar às aulas no município, porém em dias alternados, para manter limitada a ocupação das escolas. A grande maioria dos 19 mil alunos matriculados deve iniciar ano letivo em casa.Conforme apurou o Marília Notícia, a retomada do ensino presencial segue em discussão no Comitê Educacional de Gerenciamento da Pandemia, que reúne profissionais das secretarias municipais da Educação e da Saúde.
De forma complementar, os profissionais de planejamento da Secretaria Municipal da Educação definiram o calendário, que pode admitir aulas remotas.
A recomendação – que pode mudar com o andamento da pandemia – é para que as séries iniciais do ensino obrigatório já tenham aulas presenciais.
Entre os servidores, a medida não é consenso. “É muito complicado a volta sem uma vacina, tem muita gente assintomática, que pode contaminar outras pessoas, sem saber. É um risco que pode custar vidas”, afirma uma servidora que pediu para não ser identificada.
Por outro lado, profissionais de Educação ouvidos pelo MN apontam que já existem escolas particulares de ensino infantil admitindo alunos na cidade, sem passar por fiscalização da Prefeitura.
“As pessoas estão cansadas. Mesmo com o ensino remoto, a maior parte das famílias tem dificuldades para manter o interesse dos alunos, sem falar dos pais que precisam trabalhar e não estão tendo com quem deixar as crianças”, pontuou outra servidora.
Pelo calendário aprovado, o recesso de julho será entre os dias 12 a 23 de julho. Com o feriado da Revolução Constitucionalista (9 de julho) e o final de semana, na prática as férias começam no dia 08.