Aneel faz campanha para incentivar economia de energia
Está no ar a campanha para incentivar o consumo consciente de energia no país, promovida pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Além de oferecer dicas para poupar energia, o material oferece informações sobre o sistema de bandeiras tarifárias, que permite a cobrança mensal de um adicional pelo uso de energia de termelétricas.
Entre as orientações para economizar energia estão usar o chuveiro elétrico na posição verão ou morno e evitar banhos demorados, desligar a televisão enquanto não estiver sendo usada, juntar roupas para passar de uma só vez e usar máquina de lavar louça e roupa apenas quando estiverem cheias.
Outras dicas são preferir a iluminação natural, pintar a casa com cores claras e trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, além de apagar a luz quando deixar o ambiente. A campanha também orienta a troca dos eletrodomésticos antigos por novos, com o selo de eficiência energética da Procel.
O aumento da energia, que começou a valer ontem (2) ficou em média 28,7% mais caro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já para as distribuidoras que atuam nas regiões Norte e Nordeste a conta de energia subiu em 5,5%.