Amei tem dois paratletas convocados aos Jogos Parapan-Americanos
Os atletas Daniel Martins e Alana Maldonado da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei) foram convocados na última terça-feira (16) para defender o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (Peru).
A competição internacional começa a partir de 23 de agosto e é considerada um dos torneios mais importantes do esporte olímpico paraolímpico.
O mariliense Daniel Martins, atual bicampeão mundial e campeão paraolímpico, vai competir na prova de atletismo dos 400 metros rasos, para deficientes intelectuais.
Enquanto Alana Maldonado, medalhista de prata no Canadá em 2015, vai representar o Brasil no judô para deficientes visuais, na categoria peso médio (até 70 quilos).
Em entrevista ao site do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Daniel Martins, se diz pronto para acrescentar mais esta medalha à imensa galeria pessoal.
“Minhas expectativas são as melhores possíveis. Será meu primeiro Parapan e estou ansioso. Espero fazer meu melhor lá e, se Deus quiser, voltar para casa com uma medalha no peito.”
Vida longa a Amei
Celso Parolisi Filho, fundador da AMEI, comenta a convocação dos atletas.
“Quando iniciamos os trabalho em 2003, nós tínhamos um objetivo muito claro, que era dar oportunidade para as pessoas com deficiências mostrarem suas potencialidades, através do esporte, o trabalho que começou pequeno, hoje atinge resultados como esse, onde atletas são convocados para a principal competição das Américas. Isso mostra que mesmo diante de tantas dificuldades, estamos no caminho certo.”
Já para o treinador Luiz Carlos Albieri, o Esquilo, a convocação do Daniel Martins já era esperada.
“Quando o Daniel quebrou o próprio recorde mundial em abril no Open de São Paulo, nós tínhamos a certeza que ele seria convocado para esta competição, até porque ele superou o “índice A”, que é a marca que CPB estipula para o atleta atingir em sua prova e garantir a convocação para esta competição, mas enquanto a convocação oficial não é publicada, há sempre aquele friozinho na barriga.”
Para Levi Carrion, dirigente da AMEI a convocação dos atletas para os Jogos Parapan-Americanos é algo que precisa ser muito comemorado.
“Quando li a convocação e estava o nome de dois atletas da AMEI, a ficha até demorou um pouco para cair. Saber que dois atletas que nós “abrimos” as portas para o esporte paralímpico e agora defenderão o país na principal competição das Américas é algo realmente grandioso. Isso mostra a força da AMEI e de Marília, uma cidade que constantemente revela atletas de altíssimo nível em diversas modalidades.”