Ambiental promove ‘Encontro de Gestores Públicos’
Nesta terça-feira (10), foi relizado o “2º Encontro de Gestores Públicos do Meio Ambiente”, organizado pela Polícia Militar Ambiental.
Na ocasião, participaram 51 municípios atendidos pela 4ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, além de representantes da Cetesb, Prefeitura de Marília, Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Marília (Cades), entre outras autoridades.
O objetivo do evento foi promover a sinergia das autoridades públicas responsáveis pela conservação do Meio Ambiente.
O encontro aconteceu nas dependências do Univem – auditório “Shunji Nishimura”, com duração de 3h30, onde os palestrantes receberam certificado de agradecimento pela participação, assinada pelo tenente coronel da PM, comandante Antônio Carlos Siqueira Campos Júnior.
A conscientização ambiental é o ato de transformar os pensamentos em relação aos impactos ambientais gerados pela falta de cuidado do homem com o meio ambiente e, para isso, a Polícia Militar Ambiental deve estar alinhada com os gestores municipais e outros órgãos públicos.
O evento contou com as explanações sobre licenciamento ambiental por parte dos engenheiros Hélio George Samesima e Rafael Carrion Montero da agência Ambiental de Marília, do capitão PM Rafael Gonçalves de Oliveira, comandante da 4ª Companhia de Polícia Ambiental e do 1° Ten PM Cleber Rodrigues Ventrone, comandante do 1° Pelotão da 4° Companhia de Polícia Ambiental, os quais discorreram sobre o papel da Polícia Ambiental na atividade de fiscalização do meio ambiente e a relevância da interação entre a Polícia Ambiental e os municípios.
O chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, representou a Prefeitura de Marília, e explica a importância de reuniões que envolvam autoridades fiscalizadoras e gestores ambientais.
“Estamos presenciando algo inédito no que se refere à gestão ambiental dentro do poder público. Unindo forças, estamos realizando ações, orientando, sendo orientados e promovendo a educação ambiental de forma ampla, regionalmente. Agentes da Cetesb explicaram de maneira simples todo processo de licenciamento ambiental, que muito colaborará para seguirmos sempre no caminho correto, respeitando as legislações vigentes. A Polícia Ambiental nos ofereceu suporte técnico e operacional através da atividade delegada, que, a meu ver, é essencial e necessária a todos os municípios. Enquanto representante da administração pública, pude relatar o sucesso ambiental em Marília, onde saímos das últimas colocações do Programa Município VerdeAzul, para a certificação ambiental, inclusive ocupando a 1ª colocação por dois anos consecutivos na diretiva Município Sustentável, graças à gestão participativa, que tem permitido o envolvimento da população em plantios de árvores, hortas urbanas, coleta seletiva, recuperação de nascentes, tratamento de esgoto, dentre outras ações”, disse.
O 1º Tenente da 4ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, Cleber Rodrigues Ventrone, destaca o sucesso do encontro com grande participação de toda região.
“Convidamos todos os municípios que fazem parte da nossa região administrativa e prontamente fomos atendidos. Isso demonstra o grande interesse dos gestores públicos em participar de forma intensiva dos assuntos ligados ao meio ambiente. Estamos organizando frentes sustentáveis que promovam melhorias nas cidades individualmente e ações que permitam a união de esforços entre municípios vizinhos. A ideia é tornar nossa região referência ambiental, com participação dos órgãos fiscalizadores, como Polícia Ambiental e Cetesb, sendo esta também responsável pelos licenciamentos ambientais. Buscamos aproximar as prefeituras para debater ideias positivas, orientar quanto as funções dos órgãos ambientais e ouvir dúvidas e questionamentos para juntos criarmos um meio ambiente sadio e em equilíbrio, melhorando, assim, a qualidade de vida em toda nossa região”, afirmou.