MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
qua. 11 maio. 2022

Ambiental promove ‘Encontro de Gestores Públicos’

por Daniela Casale

Encontro aconteceu nesta terça-feira (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (10), foi relizado o “2º Encontro de Gestores Públicos do Meio Ambiente”, organizado pela Polícia Militar Ambiental.

Na ocasião, participaram 51 municípios atendidos pela 4ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, além de representantes da Cetesb, Prefeitura de Marília, Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Marília (Cades), entre outras autoridades.

O objetivo do evento foi promover a sinergia das autoridades públicas responsáveis pela conservação do Meio Ambiente.

O encontro aconteceu nas dependências do Univem – auditório “Shunji Nishimura”, com duração de 3h30, onde os palestrantes receberam certificado de agradecimento pela participação, assinada pelo tenente coronel da PM, comandante Antônio Carlos Siqueira Campos Júnior.

A conscientização ambiental é o ato de transformar os pensamentos em relação aos impactos ambientais gerados pela falta de cuidado do homem com o meio ambiente e, para isso, a Polícia Militar Ambiental deve estar alinhada com os gestores municipais e outros órgãos públicos.

O evento contou com as explanações sobre licenciamento ambiental por parte dos engenheiros Hélio George Samesima e Rafael Carrion Montero da agência Ambiental de Marília, do capitão PM Rafael Gonçalves de Oliveira, comandante da 4ª Companhia de Polícia Ambiental e do 1° Ten PM Cleber Rodrigues Ventrone, comandante do 1° Pelotão da 4° Companhia de Polícia Ambiental, os quais discorreram sobre o papel da Polícia Ambiental na atividade de fiscalização do meio ambiente e a relevância da interação entre a Polícia Ambiental e os municípios.

51 municípios participaram (Foto: Divulgação)

O chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, representou a Prefeitura de Marília, e explica a importância de reuniões que envolvam autoridades fiscalizadoras e gestores ambientais.

“Estamos presenciando algo inédito no que se refere à gestão ambiental dentro do poder público. Unindo forças, estamos realizando ações, orientando, sendo orientados e promovendo a educação ambiental de forma ampla, regionalmente. Agentes da Cetesb explicaram de maneira simples todo processo de licenciamento ambiental, que muito colaborará para seguirmos sempre no caminho correto, respeitando as legislações vigentes. A Polícia Ambiental nos ofereceu suporte técnico e operacional através da atividade delegada, que, a meu ver, é essencial e necessária a todos os municípios. Enquanto representante da administração pública, pude relatar o sucesso ambiental em Marília, onde saímos das últimas colocações do Programa Município VerdeAzul, para a certificação ambiental, inclusive ocupando a 1ª colocação por dois anos consecutivos na diretiva Município Sustentável, graças à gestão participativa, que tem permitido o envolvimento da população em plantios de árvores, hortas urbanas, coleta seletiva, recuperação de nascentes, tratamento de esgoto, dentre outras ações”, disse.

O 1º Tenente da 4ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, Cleber Rodrigues Ventrone, destaca o sucesso do encontro com grande participação de toda região.

“Convidamos todos os municípios que fazem parte da nossa região administrativa e prontamente fomos atendidos. Isso demonstra o grande interesse dos gestores públicos em participar de forma intensiva dos assuntos ligados ao meio ambiente. Estamos organizando frentes sustentáveis que promovam melhorias nas cidades individualmente e ações que permitam a união de esforços entre municípios vizinhos. A ideia é tornar nossa região referência ambiental, com participação dos órgãos fiscalizadores, como Polícia Ambiental e Cetesb, sendo esta também responsável pelos licenciamentos ambientais. Buscamos aproximar as prefeituras para debater ideias positivas, orientar quanto as funções dos órgãos ambientais e ouvir dúvidas e questionamentos para juntos criarmos um meio ambiente sadio e em equilíbrio, melhorando, assim, a qualidade de vida em toda nossa região”, afirmou.

Encontro aconteceu no Univem (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
  • 2
    Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
  • 3
    Médico é assaltado e ameaçado com faca após saque no Centro de Marília
  • 4
    Ex-tesoureira de Câmara da região é condenada por desviar quase R$ 100 mil para apostas

Escolhas do editor

EDUCAÇÃO
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolarMarília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
ESQUEMA
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízosCriminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
CORRIDA CONTRA O CRIME
Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em MaríliaVídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
INSCRIÇÕES ABERTAS
Correios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para MaríliaCorreios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para Marília
Correios abrem seleção para jovem aprendiz com vagas para Marília

Últimas notícias

Deputados destacam obra de R$ 5 milhões em estrada após 30 anos
Atleta de Marília conquista título Sub-18 em etapa da Liga do Enxadrista
Polícia Civil prende tenente-coronel da PM indiciado por feminicídio
Haddad fará proposta aos estados para conter preços dos combustíveis

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie