PM multa em R$ 2 mil criador de animais no Tóffoli
Um morador no bairro Tóffoli, zona Sul de Marília, levou uma multa de R$ 2 mil por criar animais da fauna brasileira sem a devida autorização. A Polícia Ambiental recebeu uma denúncia anônima e foi até o local averiguar o crime ambiental nesta quinta-feira (10).
No quintal da residência do criador, osw policiais flagraram uma ave da espécie piriquito-de encontro-amarelo (brotogeris chiriri), pertencente a fauna silvestre nativa, acondicionada em um viveiro, sem anilha de identificação. Na lavanderia havia outros dois pássaros, Papagaios-verdadeiros (amazona aestiva), mantidos em gaiolas individuais, ambos sem anilhas de identificação.
Já no corredor do mesmo imóvel foi localizado um Jabuti-Piranga (chelonóides carbonária), mantido em um cativeiro improvisado. Todos os animais em referência dispunham de alimentação, água e local para proteção contra os intempéries, não havendo nenhum indícios de maus tratos.
No entanto, por abrigar animais da fauna nativa sem a devida orientação, foi elaborado o auto de infração ambiental.
Os animais foram apreendidos administrativamente e depositados no Bosque Municipal de Marília, onde serão submetidos a análise veterinária mais apurada, permanecendo sob os cuidados da médica veterinária responsável pelo setor público. Foram também apreendidas duas gaiolas de ferro e arame, as quais foram destruídas e encaminhadas ao aterro sanitário do município.