Alunos transformam bebida falsa apreendida em desinfetante
A parceria de uma universidade de Marília com a Receita Federal têm transformado bebidas alcoólicas falsificadas em álcool gel, álcool combustível e outros derivados.
Ontem (20) por exemplo, cerca de 1,5 mil litros de bebidas alcoólicas apreendidas pelo órgão, foram repassados à universidade e destilados para obtenção de álcool gel e desinfetantes. A ação desenvolvida com os acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Farmácia ainda consegue destinar as garrafas e papelão a algumas entidades da cidade.
De acordo com o delegado da Receita Federal em Marília, Ivan Malheiros, mais 10 mil litros serão reaproveitados nos próximos meses. “Essa parceria é muito importante. Conseguimos dar destino correto às bebidas contrabandeadas que foram apreendidas. O processo científico feito pelos alunos reaproveita tudo, inclusive a borra que sobra”, explica ele.
Para a Pró-reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, a instituição colabora também para o meio ambiente e sociedade. “O grande objetivo é proporcionar atividades práticas que fomentem o conhecimento dos acadêmicos, além da experiência de cidadania e respeito à legislação. É fundamental para a instituição esse tripé de ensino, pesquisa e extensão”, comentou.