Alunos do município ficam novamente sem kit escolar
Assim como em 2017, novamente a Prefeitura de Marília não entregou o kit escolar com materiais didáticos para alunos da rede municipal de ensino nesta volta às aulas. A falta prejudica principalmente os alunos de baixa renda.
Para o pedreiro Edvan Vieira, 35 anos, com três filhos em idade escolar, o kit faz muita falta. “Achamos que esse ano as crianças iam receber o material da escola, porque ano passado já não teve, né? Mas até agora não receberam não”.
Ele lembra que começo de ano é época de IPVA e outras despesas extras. A mesma situação de quase todas as famílias, que têm o orçamento ainda mais apertado no período. “Para nós a crise ainda não melhorou, não”, diz o pedreiro.
A dona de casa Kátia Regina Tigre contou para a reportagem que foram gastos cerca de R$ 180 com os dois netos, de dois e sete anos, que estudam na Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Flauta Mágica e na Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Chico Xaiver. Esse valor deu para comprar somente metade da lista de materiais. “É um dinheiro que faz falta para minha filha. O kit escolar ajuda muito”.
Especialistas também afirmam que a entrega de produtos padronizados tem um efeito atenuante para diferenças socioeconômicas dentro das escolas. A ideia é que nenhuma criança se sinta diferente por não ter materiais ou tê-los em qualidade inferior aos demais alunos.
Marília Abreu, 30 anos, tem a filha matriculada na zona Oeste. Ela pondera que os materiais entregues em 2016 eram poucos e básicos, mas já ajudavam. “Agenda, lápis de cor, tudo bem simples, mas era importante”, comenta a mãe.
Na zona Norte de Marília alguns ativistas sociais estão se organizando para arrecadar materiais para doação, com foco nas famílias mais carentes.
No último ano em que kits escolares foram entregues, 18 mil crianças teriam sido beneficiadas, de acordo com as informações oficiais.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Marília, mas até a edição final deste texto, não havia recebido resposta.