Alunos de Tupã recebem recado da Nasa em apoio aos estudos

Alunos receberam recados de dois profissionais da Nasa (Foto: Divulgação)
Estudantes do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Geraldo Iori, que utilizam uma ferramenta desenvolvida pela Nasa para visualizar o Sistema Solar, receberam na última semana mensagens de membros da agência espacial norte-americana parabenizando e incentivando o estudo deles.
O software Nasa’s Eyes foi adotado nas aulas como um recurso pedagógico de preparação dos alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), investindo na tecnologia como metodologia didática, a fim de cativar para o estudo dessa ciência.
Segundo o professor da oficina de Informática Educativa, André Luis Boyago, a escola de Tupã recebeu dois e-mails de profissionais do Laboratório de Propulsão a Jato, que atuam no centro tecnológico de pesquisa responsável pelo manuseio de sondas espaciais não tripuladas e administradores do Nasa’s Eyes.
“Escrevi para eles contando como tem sido essa experiência de estudos para a OBA e da apresentação do sistema para a turma num vídeo gravado durante as aulas. Para a minha surpresa, dois membros da Nasa responderam, dizendo-se emocionados e satisfeitos pela ferramenta estar sendo utilizada pelos alunos tupãenses. Além de uma mensagem de incentivo e apoio ao potencial das crianças, de que elas podem trabalhar até mesmo na Nasa, como aconteceu com alguns brasileiros citados na mensagem”, relata o professor.

Software Nasa’s Eyes foi adotado nas aulas como um recurso pedagógico (Foto: Divulgação)
Um dos e-mails foi assinado por Stephen, e dizia ser muito encorajador ver o trabalho deles apreciado dessa maneira tão direta e tocante.
“Estou tão feliz que os alunos do João Geraldo Iori estão se divertindo com o site e aprendendo muito também. Aquele vídeo que você mandou dos alunos se divertindo trouxe um grande sorriso para meu rosto e é encorajador para nós. São e-mails exatamente assim que nos mantém inspirados para criarmos novos aplicativos.”
Jason Craig, que trabalha como visualization producer (produtor de visualização, em tradução livre), e disse que a Emef Professor João Geraldo Iori empregou o site exatamente como a equipe deles gostaria que ele fosse usado, permitindo que pessoas descubram a Via Láctea.
“Por favor, também diga aos alunos que a Nasa precisa de cientistas, engenheiros e programadores e que eles podem fazer qualquer coisa que eles quiserem se eles se esforçarem para seguir sua paixão.”

Professor enviou e-mail contando sobre o uso da ferramenta nas aulas (Foto: Divulgação)
O recurso Nasa’s Eyes tem acesso público gratuito, e condiz com o desejo da coordenação da escola de aliar teoria e prática na elaboração das aulas para a OBA, prevista para maio.
Conforme a diretora Sirleine Lovato, trabalhar o conteúdo de forma interativa torna a aprendizagem mais significativa.
“Com a possibilidade de navegação pelo Sistema Solar, a gente percebeu que durante as atividades, cada dia que passa as crianças estão mais interessadas, e entusiasmadas. A proposta da escola de trazer a Nasa para as crianças mostra para elas um futuro maior do que a comunidade delas. São novas possibilidades, abre portas e gera conhecimento.”
Por meio do sistema digital, a turma conseguiu observar em tempo real planetas, asteroides, cometas e luas, com imagens simuladas em 3D a partir do que é capturado por satélites.