MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 30 dez. 2019

Alunos e familiares marcam protesto contra transferências em Nóbrega

por Leonardo Moreno

Em agosto alunos e familiares protestaram contra transferências (Foto: Divulgação/Arquivo)

Familiares e alunos da escola Maria Izabel Sampaio Vidal, localizada no distrito de Padre Nóbrega, zona Norte de Marília, preparam uma manifestação em frente da unidade de ensino nesta quinta-feira (2). A previsão é de que o ato seja iniciado às 8h.

Ao contrário do que havia sido prometido, inúmeros alunos da escola Maria Izabel Sampaio Vidal, localizada no distrito de Padre Nóbrega, zona Norte de Marília, foram transferidos para outras unidades de ensino nos últimos dias em um processo de municipalização da escola, que é estadual.

Existe a informação de que as transferências estariam sendo revertidas após articulação dos pais de alunos afetados. No entanto, a situação é de confusão nas informações e total falta de clareza, o que gera insegurança e revolta nos envolvidos.

A polêmica se arrasta há alguns meses. Em agosto alunos e familiares da unidade de ensino já fizeram um protesto contra a municipalização da escola estadual.

Na ocasião o Marília Notícia alertou que, com a mudança, não haveria mais espaço para alunos entre o sexto e o nono ano, ou seja, matriculados no segundo ciclo do ensino fundamental e no ensino médio.

Na época, a informação apurada foi de que mais de 300 crianças e adolescentes seriam prejudicados com a mudança.

A questão é que o município só oferece aulas até o quinto ano do ensino fundamental. Na rede pública, a partir daí é o Estado que assume e aquela é a única escola estadual no distrito.

Reclamações

Segundo relatos ouvidos pela equipe do site nesta segunda-feira (30), pais de alunos ficaram sabendo de última hora que seus filhos estudarão em outras escolas a partir do ano que vem.

“Ninguém nos avisou”, fala uma mãe. Em reunião na semana passada, de acordo com ela, docentes garantiram que não haveria transferência de alunos.

“Uma outra mãe descobriu por acaso que a filha dela não estava mais matriculada aqui. Fui ver e meu filho também está na mesma situação”, reclama.

De acordo com ela, em Nóbrega estudam também alunos de outros distritos, que já precisam acordar 5h para chegar na sala de aula às 7h. “Mesmo tendo transporte, eles vão ter que acordar muito mais cedo”, diz.

Em agosto a Prefeitura disse ao site que as secretarias Estadual e Municipal estavam “fazendo todos os estudos de demandas para que aconteça o processo de municipalização visando o melhor atendimento para as crianças”.

“Vale destacar que todos os alunos serão devidamente atendidos”, disse nota enviada pelo município na ocasião.

Naquela época por telefone a assessoria de imprensa do Estado disse ao site que ainda não está confirmada a municipalização. O que existia, naquele momento, seriam apenas planos e estudos. “Não quer dizer que haverá a mudança”, informaram servidores da pasta.

Outro lado

Agora, o MN questionou novamente o poder público sobre a situação. No entanto, até a publicação desta matéria não houve retorno das pastas municipais e estadual.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Colisão entre carro e moto mobiliza socorro na região central de Marília
  • 2
    Motorista alcoolizado é preso após parar o carro e congestionar a Esmeraldas
  • 3
    Operação mobiliza forças públicas para abordagem de moradores de rua
  • 4
    Vídeo mostra rato em escola estadual e preocupa pais de alunos em Marília

Escolhas do editor

ELEIÇÕES 2026
Inelegível, Abelardo anuncia esposa como pré-candidata estadualInelegível, Abelardo anuncia esposa como pré-candidata estadual
Inelegível, Abelardo anuncia esposa como pré-candidata estadual
PÁSCOA
Divino Vício traz opções exclusivas com preço de fábrica para a Páscoa em MaríliaDivino Vício traz opções exclusivas com preço de fábrica para a Páscoa em Marília
Divino Vício traz opções exclusivas com preço de fábrica para a Páscoa em Marília
LEGISLAÇÃO
Prefeitura abre audiências para revisar leis de zoneamento urbanoPrefeitura abre audiências para revisar leis de zoneamento urbano
Prefeitura abre audiências para revisar leis de zoneamento urbano
TRIAGEM
Operação mobiliza forças públicas para abordagem de moradores de ruaOperação mobiliza forças públicas para abordagem de moradores de rua
Operação mobiliza forças públicas para abordagem de moradores de rua

Últimas notícias

Morador de Garça, vítima de colisão de barcos na região, tem corpo localizado
Bando agride e rouba aposentado na região central de Marília
Deputados destacam avanço com contrato do AME Marília assinado pelo Estado
Lula se despede de ministros e confirma Alckmin como vice em chapa

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie